sábado, 16 de maio de 2020

A Lenda da Ipecacuanha


"A LENDA DA IPECACUANHA

Esta planta da família das rubiáceas, estudada pelo botânico Richard, é a planta brasileira mais conhecida em todo o mundo médico. O conhecimento de suas propriedades perde-se na noite dos tempos.

Dizem que, um cão, chamado Guará pelos selvagens do Brasil, de tempos em tempos, cavava a terra e mastigava uma raiz, e que vomitava e ficava depois forte. Notou um pagé que o animal fazia isto, quando tinha, por algum tempo, bebido as águas impuras dos pântanos; e que o Guará fora por ele imitado; ficando de então por diante livre do mal que o perseguia e que flagelava sua tribu, vítima de fébres e outras moléstias. Suas virtudes foram conhecidas na Europa, principalmente em França, no décimo sétimo século. E foi um herbanário francês, Grenier, que veio ao Brasil buscar a raiz descoberta pelo cão Guará e a entregou ao médico holandês Helvetius, com quem se associou para produzir curas maravilhosas com a 'raiz do Brasil'.

Assim como Helvetius e Grenier, Guará não deve ser esquecido; bem merece um pequeno monumento. Guará é benfeitor da humanidade."

Fonte: ATUALIDADES (Florianópolis/SC), Março de 1943, edição 003, pág. 17

Sobrenome Nobre


"NOBRE - Sobrenome português. Primitivamente estava relacionado com a fidalguia. Também pode ter tido origem em significado moral. 

Sabe-se que o ramo mais distinto da família tem origem no Algarve, mais precisamente na cidade de Tavira."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 08 de Outubro de 1993, pág. 02

Sobrenome Grave


"GRAVE - Na Península Ibérica é uma antiga palavra com origem na palavra céltica 'grave' e significa saibro, terreno em que há saibro. Na França é topônimo. As linhagens ibérica e francesa não tem familiaridade.

Personalidade: João José Grave foi escritor português, tendo falecido em 1934, tendo dirigido a primeira edição do Lello Universal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 25 de Setembro de 1992, pág. 02

Sobrenome Brocardo


"BROCARDO - De 'Brocardus', latinização de 'Burkhardt', isto é, 'hardt', forte e 'burk', burgo. Portanto: 'o forte do burgo'. Pode vir também de 'Brocarda', do baixo latim, e que significa anexim, provérbio, dito."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 22 de Outubro de 1990, pág. 04

Brigida Butley Geiger


"Registro mortuario

(...)

Em Pelotas finou-se d. Brigida Butley Geiger, de 73 annos de idade, natural da Irlanda.

✤✤✤✤✤

Na mesma cidade, contando 74 annos, falleceu o respeitavel cidadão José Joaquim Soares, outr'ora estabelecido com importante casa funeraria.

(...)"


Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 13 de Junho de 1892, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...