sexta-feira, 24 de julho de 2020

Sobrenome Pederneiras


"PEDERNEIRAS - Sobrenome português de origem toponímica. O sentido da palavra é 'lugar onde há pedras de produzir fogo'. Sílex pirômaco."


Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 05 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Lucena


"LUCENA - Sobrenome espanhol toponímico. Os Lucena de Portugal vieram do Reino de Castela, de um lugar chamado Lucena, de que tomaram o apelido.

Lucena também é a tradução de Lutzen, cidade alemã nas vizinhanças de Leipzig. Pode provir de 'Lucius' (Lúcio), com o sufixo ibérico 'ena', que significa posse."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Agosto de 1993, pág. 02

Sobrenome Covilhã


"COVILHÃ - Toponímico. Cidade e concelho do distrito de Castelo Branco, em Portugal. Desconhece-se a data de fundação, que é fixada em 690. Objeto de grandes contendas. Foi reedificada em 1168.

Personalidade: Pero da Covilhã, viajante português dos fins do século XV e começos do XVI, tendo morrido na Abissínia."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 08 de Agosto de 1991, pág. 02

O flagelo da seca no Sertão do Seridó


"Lê-se na Republica do Rio Grande do Norte de 26 de setembro:

'São aterradoras as noticias que nos chegam do centro do Estado. O flagello da secca acossa de maneira impiedosa a população sertaneja.

E não é sómente a fome que a victima; a sêde tambem a devora!

Ha extensas paragens, onde não se encontra uma gotta d'agua para humedecer os labios!

Em toda a zona do Seridó e nas comarcas do Martina, Pau dos Ferros e S. Miguel, além de outros pontos, é onde o terrivel mal se tem feito sentir com maior intensidade.

Quem conhece a vida do alto sertão e sabe que um anno escasso ali é bastante para assediar o pobre sertanejo de difficuldades, porventura insuperaveis, bem póde avaliar da situação em que se debatem os nossos infelizes co-estadanos.

De diversas localidade partem quasi diariamente bandos e bandos de retirantes que, receiosos da morte que necessariamente os colheria, si permanecessem nos lugares de suas residencias, atiram-se para o norte e para o sul, em busca de meios de subsistencia.

É um espectaculo contristador!"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 29 de Outubro de 1891, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...