segunda-feira, 10 de junho de 2019

Histórico do Município de Presidente Lucena/RS


"No final do século passado e início deste várias famílias se radicaram ao longo da estrada Presidente Lucena, que não passava de um 'trilho' aberto pelos tropeiros que levavam o gado gaúcho a São Paulo, via Vacaria-Lages-Registro. Estima-se que a localidade de Arroio Veado foi fundado por volta de 1890, pela família de Pedro Ramme. Posteriormente novas famílias foram se somando à pioneira como a de Karl Robinson, Luis Arnold, Jacó Hens, João Killing, João Klein, Pedro Robinson, Pedro Dilly, Jorge Stoffel, Aloísio Enzwiler, Edmundo Kroman, Guilherme Exner, Pedro Für e Constantino Querino Lippert. Esses moradores desbravaram as matas e cultivaram a terra, colhendo produtos agrícolas essenciais para o sustento de suas famílias.

Guilherme Exner também se dedicou à Educação e Cultura da localidade, inclusive publicando um livro em 1907, intitulado 'Cada um seu próprio médico'.

Em 1920 foi fundado o primeiro estabelecimento de ensino denominado de Escola Comunitária de Arroio Veado.

A partir de 1937, 23 pioneiros começaram a edificar a primeira capela que foi inaugurada solenemente em 1940, adotando como padroeiros os Três Mártires Rio-grandenses. A Festa do Kerb, comemorada em novembro, originou-se a partir desta data.

Vale destacar o dinamismo e liderança do então presidente da comunidade, Guilherme Exner Filho, que fazia tudo para concluir o templo onde cada um dos vinte e três associados contribuía com cinquenta dias de trabalho gratuitamente, quebrando, colocando e transportando pedras, geralmente com duas juntas de bois. A dinâmica deste grande líder  evidenciava-se também pela sua capacidade empresarial, como comerciante madeireiro, produção de sua serraria, pela aguardente que produzia na sua destilaria além da sua grande produção agrícola.

Também por iniciativa deste líder, foi fundada no dia 22 de abril de 1960, a primeira sociedade esportiva e cultural na localidade, denominada Sociedade Esportiva Soberano.

Nesta época também foi instalada a rede de energia elétrica da CEEE, fator que impulsionou o progresso de Arroio Veado e região, com a instalação de pequenas indústrias que transformavam uma das culturas mais importantes, a cana-de-açúcar, em aguardentes, schmier colonial, melado e rapadura, além de matadouro, fábrica de gasosa, bem como a instalação de novas casas comerciais, o que elevou o nível de vida e conforto de suas famílias.

Antes disso, a localidade tinha sua energia gerada pela Usina dos Enzweiler, instalada no Rio Cadeia.

Outro destacado empresário pioneiro foi Constantino Querino Lippert, com sua serraria, moinho, engenho de arroz, fábrica de óleo de amendoim e proprietário do primeiro ônibus da região, que fazia a linha Joaneta - Arroio Veado - Ivoti - São Leopoldo; sendo a linha depois absorvida pela Empresa Wedling de Dois Irmãos e posteriormente pela Socaltur de Ivoti, que faz o transporte coletivo até hoje. 

E em 1965, outra Igreja foi erguida na localidade, desta vez a da Comunidade Evangélica, sob a liderança de Alberto Seewald e seu filho Armando juntamente com outras lideranças, tendo a obra sido concluída em tempo recorde.

Na época de 70, Arroio Veado sofreu uma certa evasão de moradores, principalmente de jovens, para as cidades em busca de emprego, estudo e melhores condições de vida. Porém esta situação se inverteu a partir de 1980, com a instalação do 1o. Grau Completo na localidade, criação do Plano Diretor de Arroio Veado com 1.080 lotes, bem como a abertura de suas respectivas ruas; da diversificação das indústrias, como a calçadista, indústria de artefatos de cimento e madeira; instalação do telefone público; posto de saúde; creche municipal; mesa telefônica com 30 ramais; posto policial; perfuração de dezenas de poços artesianos e da rede de água encanada; da colocação de 3.800 metros de rede de esgoto; da implantação da eletrificação e iluminação pública em todas as localidades que compõem o Município; construção de áreas e prédios esportivos e de lazer; surgimento de micro e pequenas empresas industriais e comerciais; introdução de novos métodos agrícolas; do aceleramento do ritmo de crescimento da construção civil, elevando o número de prédios de 70 para 300 só na localidade de Arroio Veado; introduzindo assim um grande desenvolvimento nas localidades que compõem o novo município."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 26 de Julho de 1999, pág. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...