quarta-feira, 25 de março de 2020

Sobrenome Marques


"MARQUES - Sobrenome português patronímico. O mesmo que o equivalente em língua espanhola, MÁRQUEZ. Do nome latino 'Marcus', que significa 'pupilo de Marte'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 03 de Setembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Fontoura


"FONTOURA - Sobrenome toponímico. Deriva de 'Fonte Áurea', com a forma intermediária de FONTAURA. É nome de uma freguesia no Concelho de Valença, Viana do Castelo, em Portugal.

Os Fontoura, no Rio Grande do Sul, tem como um dos seus mais brilhantes representantes João Neves da Fontoura, o grande tributo."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 07 de Novembro de 1991, pág. 02

Sobrenome Carvoeiro


"CARVOEIRO - Sobrenome metanímico relacionado aos serviços referentes ao carvão: fabricar, transportar, vender, etc. Também é um toponímico, dado que várias freguesias em Portugal têm esse nome.

O solar primitivo da família ficava na freguesia do mesmo nome, próximo a Barcellos."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 09 de Maio de 1991, pág. 03

Odorico Brasilino do Amaral Lisboa


"Fallecimento

Em Rio Pardo falleceu, a 22 do corrente, o estimado joven 1o. cadete 2o. sargento do 28o. batalhão de infantaria, Odorico Brasilino do Amaral Lisboa, nosso co-religionario.

O lamentavel acontecimento occorreu logo após o passamento da exma. sra. d. Maria Carlota do Amaral Lisboa, mãi do inditoso cidadão.

Odorico contava cerca de 22 anos de idade, e a sua morte é muito lamentada na sociedade rio-pardense.

Por mais esse golpe que acaba de receber a familia Lisboa, damos-lhe, representando-a em o nosso co-religionario Adolpho do Amaral Lisboa, sentido pezames."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 27 de Junho de 1891, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...