domingo, 29 de janeiro de 2017

A Quinta do Itaguaçu


Trecho extraído de: HARNISCH, Wolfganf Hoffmann. Rio Grande do Sul: A Terra e o Homem. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1941, p. 86-87.

"Com o sr. Sílvio da Cunha Echenique faço uma excursão à Serra dos Tapes, cujas instalações agrícolas provêm a cidade de produtos alimentícios. Essa cadeia de outeiros, ricos de matas, alcançando, nalguns pontos isolados, a altitude de 350 a 400 metros, oferece à vista o aspecto duma paisagem de parque. Tudo é moderado e suave, pacífico e amável, notando-se a ausência de arestas e asperezas. Os vales suaves mostram campos e jardins, cultivados com muito asseio, estendendo-se ladeira acima até as casas com seus grupos de arvoredo.

Verdadeiro paraíso é a Estação Experimental da Escola de Agronomia. Campos de cultura de parreiras, árvores frutíferas e cereais espraiam-se em tôrno de extensa e suave ladeira de campos e arvoredos. Não fôssem as palmeiras, não fôssem algumas figueiras a lembrar as épocas em que aqui dominava a mata virgem, diria encontrar-me no parque duma propriedade inglesa.

Atingimos a quinta de Itaguaçú, por uma quebrada formada de muros de bambú, completamente ensombradas; a impressão que me deixou é de um dos mais belos recantos que tenho visto no Estado. O caminho de acesso ao cume do morro, sôbre o qual está situada a casa campestre, ladeia grupos de coníferas, que talvez sejam a mais rica e completa coletânea de acículas da América, com exemplares de tôdas as cinco partes do globo.

Itaguaçú, como o diz seu nome, é um bloco granítico do tamanho duma montanha. Avançando desde a cadeia de serras em direção ao vale, ele baixa a uns duzentos metros, arredondado e alisado pela natureza. O pico está cercado, num extenso semicírculo, por um muro mais baixo, mas largo, atrás do qual o dorso granítico desce, bastante íngreme, para o vale. Dêste muro pode-se ver terra a dentro a grande distância, por cima dos telhados de Pelotas, até Rio-Grande, dum lado, e Bagé de outro. Num arco do muro está dependurado velho sino jesuítico; por sôbre algumas pedras, cobertas de vegetação, depara-se com um canhão da época dos farrapos, fundido na Inglaterra. No refeitório da casa rural, as paredes estão cobertas de tôda espécie de utensílios da vida dos gaúchos: esporas, freios, bem como bombardas do período bandeirante, além de pistolas e espadas... Quantos dêsses museus particulares encontrei pelo Brasil, especialmente no Rio-Grande-do-Sul! Por tôda a parte vivem tradições, e o mais das vezes estão unidas à tendência de conquistar efeitos máximos em face do presente com o realismo de suas exigências. Nunca havia visto biblioteca tão rica e formada de obras de todos os idiomas, como este sôbre questões agrícolas, na casa do meu hospedeiro. A criação de puros-sangues do sr. Sílvio da Cunha Echenique tem fama além das fronteiras do Estado."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...