quinta-feira, 6 de junho de 2019

Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1898


"Carnaval

A devertida festa de Deus Momo teria passado em brancas nuvens nesta localidade, si a banda de musica <<União Artistica>> não tomasse a iniciativa dos festejos.

O grupo unico que percorreu as ruas desta villa, era nada menos os pobres artista da referida banda."

Fonte: A RAZÃO: ORGAM POPULAR (Encruzilhada do Sul/RS), 19 de Fevereiro de 1898, pág. 03, col. 03


Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1897


"Carnaval

Decididamente Deus Momo ha muito não era tão glorificado, como o foi este anno, por estas plagas fronteiriças.

Ambos os sexos, feio e bello, estiveram n'uma culminancia unica, prestando fervoroso culto ao deus patusco da troça e da folia.

Creio mesmo não me acoimarão de exagerado, si asseverar que o nosso bello Quarahy, jamais fez tanta honra a Momo. Parece que todas as inspirações carnavalescas affluiram nos cerebros nossos, procurando todos, negros e brancos, pardos e mestiços, chirús e caboclos, para na altura de suas forças contribuir para dar maior realce e brilho, mais esplendor ao tradicional carnaval.

Momo foi assaz glorificado entre nós.

✤✤✤✤✤✤

No primeiro dia (domingo de carnaval) sahiu a campo a comparsa da S.C. Niding, a qual apresentou-se bem uniformisada e visitou muitas casas de familia, sendo em todas optimamente recebida.

As batalhas de flores, travadas em diversas ruas, estiveram imponentes. O bello sexo, com seu chic habitual, concorreu em massa para dar maior esplendor á brilhante passeata effectuada no domingo e dias posteriores.

Apesar de, indistinctamente, achar que todas as flores do jardim quarahyense estavam correctas, não me posso furtar ao dever de especializar as gentis marinheiras, que n'um rico e bem adornado carro, chamavam com seus encantos naturaes a attenção e os olhares perscrutadores não só da elegante rapaziada, como dos... papeis queimados.

Grata, gratissima é a recordação que nos deixou a penultima e principalmente a ultima batalha de flores.

Centenares de kilos de confettis e milhares de serpentinas foram jogadas mutuamente pelo fragil e forte sexo, deixando as ruas elegantemente macadamisadas de papeisinhos.

Com tanto brilho e enthusiasmo feicharam-se os tres dias gordos do carnaval.

✤✤✤✤✤✤

Apesar dos trez primeiros dias estarem feichados, no domingo teremos, dados pela Niding - um passeio triumphal a carro, batalha de flores e um baile á phantasia, que, segundo os preparativos, vae fazer época no nosso meio social.

Por hoje despeço-me dos leitores, antes porem, atiro um punhado de confettis nas gentis leitoras.

CAFAGESTE."

Fonte: FARRAPO: JORNAL DEMOCRATA (Quaraí/RS), 05 de Março de 1897, pág. 01, col. 01-02

Comemorações de Carnaval no Rio Grande do Sul - 1896


"O Carnaval

Esteve muito bom o carnaval entre nós e crêmos não errar affirmando que notou-se uma animação como a tempos não se via.

Alem da comparsa 'O solar das barrigas' composta de decentes e bons moços de nossa sociedade, a qual apresentou-se com bonito e engraçado aspecto, andaram durante os dias festivos, varios grupos de mascarados mais ou menos espirituosos.

A comparsa acima referida, percorreu algumas ruas e visitou muitas casas onde tiveram um acolhimento digno. Cantaram varias musicas que estavam bem ensaiadas.

No segundo dia, (segunda-feira) veio a comparsa da visinha povoação de S. Eugenio 'Los Africanos' a qual percorreu com brilhantismo e em perfeita ordem, varias ruas da cidade e visitou algumas casas de familias, onde sabemos foram muito obsequiados.

Ao retirar-se a comparsa, foi acompanhada até o passo do rio Quarahy pela sua confrade 'O Solar das barrigas', cantando-se por essa occasião os respectivos hymnos.

Merece tambem mensão especial a critica que um grupo de cidadãos, nossos amigos, fizeram com respeito ao caso da ilha da Trindade, que os rapaces inglezes nos querem usurpar.

Foi uma idéa feliz, portanto digna de applauso.

✤✤✤✤✤

O jogo de entrudo com agua, os classicos limões, e os confetti, esteve na ponta. Todo mundo brincou a valer.

Sabemos que a bem arranjada comparsa 'O Solar', hoje visitará algumas casa de família, por isso, avisamos aos interessados para prevenirem-se de boa cerveja e si possivel for, de alguns doces.

✤✤✤✤✤

Eis toscamente descripto os festejos carnavalescos que se effectuaram no nosso bom Quarahy, porem, si tem alguns senões, como é natural, perdoem-no.

CEZAR CAMACHO."

Fonte: O AMADOR: PERIODICO CRITICO LITTERARIO (Quaraí/RS), 21 de Fevereiro de 1896, pág. 01, col. 01-02

"Carnaval

Deus Momo

Tudo nos diz que este anno na invicta Quarahy Deus Momo será mais uma vez pomposamente glorificado.

O enthusiasmo, pelo representante da Folia desbragada, apoderou-se já de todos os corações, de maneira que na actualidade o pensamento de cada humano vivente acha-se seriamente voltado para as solemnidades pandegas do carnaval.

Como outr'ora em tempos idos que bem longe vão a chegada do carnaval não seria razão sufficiente para que bello e feio sexos deixem de dar passeios de recreio pelas nossas ruas, temendo os baldes d'agua das janellas, as grandes bacias dos corredores e as immensas tinas existentes nos pateos das casas de cada um d'aquelles que levavam o entrude ao seu excesso.

Hoje nada disso; adiantamos algo mais que bem mostra quanto o Quarahy segue á risca os adiantamentos continuos por que passa a sociedade.

Não teremos os pesados limões de cera e borracha para nos cegar um olho, quebrar uma venta, estragar uma fatiota nova, ou um vestido fino.

Nada disso, e o que é melhor ainda, todos, bello e feio sexo, formosuras e fealdades, gordos e magros, rotos e bem trajados, emfim a humanidade toda pode crusar as ruas em todos os seus sentidos e de todas as maneiras porque limões, copos, baldes, bacias e tinas d'agua, não mais nos encommodarão, pois foram esplendidamente substituidos pelos

Confettis

que alem de nos enfeitarem com certa graça e elegancia, são leves, não machucam, não pisam, não molham, não sujam, não estragam a roupa e alem de tudo resplendem delicadesa e amor, como delicadesa e amor trescalamos nós, individualidades de ambos os sexos, nessa phase de alegria e espairecimento tremendos.

Aos confettis, pois e ás

Serpentinas

tambem que a elles não ficam atraz em belleza, delicadesa e ainda mais no serviço que prestam perfeitamente para o desenvolvimento do bom gosto, pois o chic esta no sabel-as atirar, de maneira que o ponto alvo de nossas vistas seja por ellas attingido. E é causa evidente que todos nos procuramos isso executar, lançando mão de toda a elegancia que a naturesa nos deu, e de toda a boa pontaria que nós fornece a pratica continua do tiro ao alvo, si me permittem a comparação.

Ao exercicio, pois, rapazes e raparigas do modo por que com elegancia e certeza se atiram as 'Serpentinas', afim de com ellas enfeitarmos as salas da casa em que realisar-se-á dentro em breve o 

Grande baile à phantasia

levado a effeito pelo bello e feio sexo de bom gosto, que diz ser certo a morte amanhã ou depois, e que portanto é necessario que approveitemos os poucos dias que nos restam de vida. E é baseado nesse principio salutar em alcance de vistas e certeza que rapazes, e raparigas, velhos e velhas, meninas e meninos já se acham com seus

Trajes

promptos e estendidos sobre suas camas afim de conserval-os devidamente direitos para no grande dia apparecerem correctos como o é Deus Momo nos seus poucos dias de vida.

Eia, pois, adeptos fervorosos das pandegas carnavalescas; alerta estejam e aproveitem a boa disposição da epoca para plena expancção darem a seus corações prazenteiros e cavalheirescamente prestarem as honras devidas e respeitosas ao grande folgazão

Deus Momo."

Fonte: O FARRAPO: JORNAL DEMOCRATA (Quaraí/RS), 16 de Fevereiro de 1896, pág. 04, col. 01-02


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...