sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Sobrenome Moretto



MORETTO - deriva do termo latino "maurus" que significa "de pele escura", porém também pode ser utilizado para "cabelo escuro". Tem total correspondência com o termo "moreno" em português.


Bem, MORETTO é um sobrenome italiano muito comum em toda a península, sendo a região do Vêneto onde apresenta a maior concentração. Porém, como disse é um sobrenome muito comum, presente em todas as regiões italianas, inclusive sendo registrado também em Malta, Espanha, Suíça ítalo-falante, Córsega e Grécia.

MORETTO pode ser judaico, mas somente um estudo genealógico pode comprovar que uma determinada cepa em questão seja judaica. Depende, pois é mais provável que a maioria das vertentes familiares não tenha origem judaica. MORETTO é caso de um sobrenome usado tanto por famílias cristãs (maioria) e famílias judias (minoria). 

Patrulha do Espaço

 



Patrulha do Espaço: é rock pesado na cidade

Quatro anos e três discos independentes depois, o PATRULHA DO ESPAÇO - considerado pela crítica do Rio e São Paulo o mais consistente grupo de "Heavy Metal" brasileiro - volta ao Rio Grande do Sul. E deverá estar em Caxias no próximo dia 9 de setembro.

Com uma formação estável - Dudu na guitarra, Sérgio no baixo e Júnior na bateria - todos paulistas e com muitos anos de estrada com outros grupos de rock (Júnior foi baterista do Made in Brazil em 75 e 76) - o PATRULHA pode ser chamado hoje realmente uma banda de rock, afinal conjunto é conjunto e não um rodízio de músicos, coisa muito comum no rock nacional. Fiéis a si mesmos, e ao rock, o PATRULHA não abre exceções só para emplacar uma música na novela das oito ou descolar um bico num dos muitos barzinhos da Sampa. O PATRULHA é uma banda de rock e concertos.

Em seu último disco, o PATRULHA deixa claro que seu único compromisso é com seu público e com o rock, vivendo uma verdade por mais difícil que ela seja entre mercenários, falsos profetas e pseudo-intelectuais: a de ser uma autêntica banda de rock no Brasil. O PATRULHA iniciou em 1976 como grupo de apoio ao ex-mutante Arnaldo Batista. Após a saída de Arnaldo, a banda gravou seu primeiro LP independente. Com um imenso e fiel público em São Paulo e interior paulista, o PATRULHA começou a ter seus sucessos em outros Estados que logo possibilitaram duas tournés nacionais e mais dois discos independentes, feito nada desprezível tratando-se de uma banda de rock.

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 27 de Agosto de 1983, pág. 03

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...