domingo, 5 de julho de 2020

Sobrenome Piquerobi


"PIQUEROBI - Sobrenome brasileiro. Vem do tupi. Nome de um cacique de Ururaí, em São Vicente, no século XVI. Uma sua filha, convertida ao catolicismo, com o nome de Antônia, casou com Antônio Rodrigues. É nome de um peixinho."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Novembro de 1993, pág. 02

Sobrenome Limpo


"LIMPO - Primitivamente alcunha. Documenta-se em 1467. Vem do latim 'limpidus'. 

Portador desse sobrenome foi Frei Baltazar Limpo, prelado português, nascido em Moura, no Alentejo, em 1478 e falecido em 1158. Carmelita, doutorou-se em Teologia na Universidade de Lisboa, sendo Bispo do Porto e Arcebispo de Braga. Delegado de Dom João III ao Concílio de Trento, conseguiu vencer as últimas resistências da Cúria Romana quanto à instalação, em caráter definitivo, da Inquisição no reino."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 16 de Julho de 1993, pág. 02

Sobrenome Cavaleiro


"CAVALEIRO - Sobrenome português. De ou relativo a cavalaria ou a cavalo. Também significa denodado, sobranceiro. Membro de instituição ou de ordem religiosa ou militar, investido depois de um período de noviciado.

Variante: CAVALHEIRO."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 13 de Junho de 1991, pág. 02

Alferes Manoel Lopes da Silva


"Registro mortuario

(...)

Morreu na capital federal o alferes honorario do exercito Manoel Lopes da Silva, antigo servidor da patria e que se distinguiu na guerra do Paraguay. O finado ha 13 annos era empregado assiduo das officinas typographicas da Imprensa Nacional.

O ministro da guerra mandou fornecer a quantia necessaria para o enterro."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 05 de Setembro de 1891, pág. 01, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...