terça-feira, 20 de agosto de 2019

Histórico do Município de Vacaria/RS


"No parecer do curador da Fazenda das Índias, a história do município de Vacaria começa no momento em que os portugueses e paulistas se deram conta de que a Capitania Del Rey não era um vasto deserto utópico e aterrador que poderia ser doado a quem pretendesse.

Em 1672, nos portões de Vacaria, os jesuítas implantaram marcos com a legenda 'S.J. 1672'

Em 1680, expandiu-se o domínio português até o Rio da Prata através da fundação da Colônia do Sacramento. Aconteceram guerras envolvendo aventureiros e os empreendimentos jesuíticos das Missões, resultando no aprisionamento de índios para serem comercializados no mercado de escravos, posses de imensos rebanhos de gado que as 'baquerias' jesuíticas possuem e os campos de Vacaria passaram a ser objeto de inúmeras incursões por parte dos portugueses e paulistas.

De Laguna, o ponto mais meridional do povoado português, partiram duas expedições oficiais para determinar um caminho, por terra, para Sacramento. Uma escapou do cativeiro que sofreu na guerra contra os índios, a outra logrou êxito em seu objetivo. Porém, no caminho de volta, encontrou-se espanhóis que, com os índios civilizados e dependentes das Missões, vinham escolhendo outras localidades para se estabelecerem. Estes índios foram capturados e levados a Laguna e trouxeram de lá dos seus missionários a proibição de fundarem povoações na Capitania, agora totalmente de domínio português.

Os jesuítas das Missões espanholas fundaram oito baquerias para a criação de gado bovino. Estimava-se um total de 200 mil cabeças de gado, que foram sendo constantemente saqueadas por paulistas. Em 1712, abriram penosa picada em Mato Castelhano e Português por cuja clareira fizeram passar 120 mil cabeças para soltarem no recente pasto 'Baqueria de Los Piñales', sendo esta a última baqueria organizada no avanço jesuítico da margem esquerda do Uruguai, devido ao seu território ser delimitado pelos rios Pelotas e das Antas, evitando assim que o gado se perdesse.

Em 1735, Manuel Dias da Silva, comandando um magote de paulistanos, substitui os marcos espanhóis por títulos portugueses nos campos de Vacaria a porta oriental da conquista do Rio Grande do Sul.

Em 1752 e 1754, foram concedidas as quatro mais antigas sesmarias desta região, dando início ao povoamento.

Este município originalmente pertenceu a Santo Antônio da Patrulha. Em 22/10/1850, a Lei no. 185 criou o município de Vacaria, vinculando-o a São Borja, transferindo-o após para Lagoa Vermelha.

Em 16/02/1875, passou para Porto Alegre e a Lei no. 139, de 06/11/1857 extinguiu o município anexando-o novamente a Santo Antônio da Patrulha.

Pela Lei no. 12/04/1876, foi restaurada a condição de município, cuja sede era em Vermelha."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 25 de Janeiro de 1999, pág. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...