quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Colônia Santa Leopoldina em 1883


"COLONIA SANTA LEOPOLDINA. - Fundada em 1857 na provincia do Espirito Santo, com 147 suissos, só abrangia a esse tempo a colonia o perimetro agora occupado pelo nucleo denominado Leopoldina.

O extraordinario augmento da população, hoje formada por 11.000 almas determinou a creação dos nucleos Timbuhy e Santa Cruz.

O nucleo de Santa Leopoldina é habitado por allemães, hollandezes, polacos e francezes, e os dous outros por italianos e tiroleses.

Abrange toda a colonia a área de 70.619 hectares dividida em cerca de 3.000 lotes, e acha-se dotada de viação regular, tendo a principal séde no porto da Cachoeira, á margem do rio Santa Maria e a 52 kilometros do porto da Victoria, pelo qual se effectua a exportação.

A séde do nucleo do Timbuhy dista 62 kilometros do referido porto o nucleo de Santa Cruz exporta os seus productos pela villa da mesma denominação, onde tocam duas vezes por mez, os vapores da companhia Espírito Santo e Caravellas.

Circumvizinhos da colonia, até ás margens do Rio Doce e dos seus tributarios, demoram feracissimos terrenos devolutos, cobertos por matta virgem."

Fonte: A IMMIGRAÇÃO: ORGÃO DA SOCIEDADE CENTRAL DE IMIGRAÇÃO (Rio de Janeiro/RJ), boletim 006, out. 1884, pág. 05, col. 02-03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...