domingo, 3 de março de 2019

Rio Grande em 1849


"UM GOLPE DE VISTA SOBRE ESTA CIDADE.

Haverá quatro para cinco annos tem esta cidade, soffrido algumas mudanças que longe de a prejudicarem, pelo contrario lhe tem dado um outro aspecto mais brilhante e mais condigno com o seu commercio e população.

Sentimos um indisivel prazer, todas as vezes que vemos irem-se consumindo esses enormes comoros de areia, que além de impedirem um terreno que podera ser aproveitado, incommodão os habitantes, quando sopra uma brisa forte e tempestuosa.

O tempo ajadado das humanas fadigas, consumirá de todos esses colossos que tornão esta cidade tão insipida, e poderemos espalhar as vistas sem perigo de termos um obstaculo que occulte as planicies que almejamos encontrar.

Já possuimos alguns edificios bons, situados em uma praça que vae proporcionalmente embeilecendo com a sua eddificação. A praça municipal é sem duvida, a melhor cousa que possuimos e que dá algum valor a esta cidade, ainda não ha muitos annos despida de bons predios e inteiramente defeituosa. A alfandega encerra uma bella peça de obra; o interior desse edificio é vasto. As differentes repartições bem divididas; a maior parte dellas independentes, de modo que não ha receio de confusão, como se observa em muitas alfândegas, onde por falta de um bom combinado delineamento perigão muitas vezes a boa ordem e andamento das differentes repartições. A nossa alfandega não sendo um daquelles edificios gothicos, que só serve de magnificencia aos grandes, é não obstante magestoso e solida, de modo resistir ás intemperies do tempo.

Ao lado da alfandega podemos ver o edificio que serve para as reuniões commerciaes desta praça, que não deixa de ser elegante e assás espaçoso para o fim que moveu a sua edificação. A sala principal é boa, e offerece ás commodidade para o concurso que por ventura ahi afflúa. Tem mais algumas salas independentes e commodas para effeitos aproveitaveis.

No meio da praça apercebe-se um passadiço de pedra que conduz ao mercado, ornado com algumas pilastras que realmente realção e embellesão o lugar; circundão esse passadiço bancos de pedra, que são bem uteis muito principalmente na estação calmosa em que se torna necessario um refrigerio. É lástima porém, que o material de que são compostas as pilastras não seja mais consistente para poder resistir ao tempo.

Entra-se no mercado, que vai gradualmente augmentando, e adoptando aquella boa ordem, estabelecida em todos os mercados europeos; já não se vê reinar como outr'ora a confusão, que tornava daquella praça mais um mercado de marchantes, do que um lugar destinado para as vendedeiras de fructas e hortaliças. Tem-se escrupulisado bastante na limpesa, ponto essencial que sempre estabelece uma idéa boa ou ruim da administração que o dirige. Os açougues hoje conservão mais aceio, e já não se vê comparativamente a outros tempos, as portadas salpicadas e besuntadas de sangue de carne pendurada, que impedião muitas vezes a entrada ao comprador, infundindo-lhe o receio de sujar as vestes nessa materia chamariz das moscas.

Estamos convencidos dos progressos que tem feito a praça do mercado, e estamos tambem convencidos de que se a presente administração continuar incansavel em seus trabalhos em pouco tempo essa praça ha de apresentar uma perspectiva brilhante, e serviu de recreio, como já vae servindo, a todos aquelles que queirão distrahir-se em passeios.

Notamos porém neste edificio dois defeitos, que remediados muitos realçarião a nossa praça do mercado. O primeiro ser elle um pouco baixo, defeito este que o torna acanhado, na posição que occupa. O segundo o ser o interior pouco vasto, para a população desta cidade.

Á direita da praça do mercado, está situado o edificio que tem de servir para a camara municipal e audiencias, etc. O plano deste edificio é delicado. A sua fachada assás elegante, as janellas arcadas, o seu portico, as frisas que avultão por baixo da cimalha, bem demonstrão que os obreiros que em tal obra se empregão, comprehendem as finas proporções que se dilatão na architectura.

A sala destinada para as reuniões da camara é bella e espaçosa, e logo que forem concluidas as obras que ainda se achão entre mãos, hade indubitavelmente ser uma das peças do edificio mais magnifica.

A sala que dizem destinada para as reunioes do jury é mais pequena do que a que acabámos de descrever. Não deixa de ser elegante e airosa.

Abstemo-nos de elogiar as demais divisões do edificio; só diremos que merecem ellas os nossos elogios.

A Matriz desta cidade erecta em um tempo, em que ainda quasi nenhuns edificios apparecião nesta cidade, devia necessariamente no futuro apresentar muitos defeitos. Hoje que a cidade do Rio Grande está mais augmentada, que ha mais concurrencia de estrangeiros, e por conseguinte mais população, offerece este templo diminutas proporções. Podia elle ser magnifico sem a dependencia de outro que lhe corta toda a extensão que podera ter. Se com effeito se obtivesse a trasladação da igreja de S. Francisco para outro qualquer ponto da cidade, ficando então aquella de posse do terreno devoluto, não podia por ventura ficar mais augmentada a matriz, um dos edificios que tanto atrahe as vistas do estrangeiro? - Tirar-se-hia deste augmento ainda uma vantagem, qual fosse a de situar o templo com a frente para uma praça publica, onde soffreria menos a inclemencia dos ventos que impellem a areia dos Comoros que lhe ficão fronteiros.

Tem apparecido algumas ideias, sobre a trasladação da matriz para a Praça da geribanda, mas taes ideias não podem fortificar-se, attenta uma melhor posição qual seja a da praça Municipal, mais frequentada, e onde figurão melhores edificios.

Sem duvida que muito aproveitaria a matriz com esta mudança; mas estamos certos de que ao decorrer do tempo, esta nossa ideia hade ser apoiada.

A cadeia, é um dos edificios sobre o qual desejavamos mais extensivamente lançar as vistas, mas tanto della se tem fallado, já na tribuna provincial, já mesmo nas sessões de jury que nos abstemos de fazer longos commentarios.

Entristece-nos por sem duvida a perspectiva que apresenta este edificio e suas hediondas paredes, e ainda mais nos entristece a lembrança da desditosa collisão em que se achão alguns presos, a quem ainda por ventura possão restar sentimentos nobres, e cuja posição decente requer certas attenções, que por modo algum podem ter lugar todas as vezes que não haja em tal edificio as commodidades, isto é as divisões competentes, que afastão os grandes dos pequenos crimes. De facto, é duplicada a pena, quando somos constrangidos a tratar com outros cujos cries são em maior escala, pois que para estes já é difficil o arrependimento, por já estarem avesados a trilhar uma senda torpe, em quanto que aquelles são ainda susceptiveis de emenda, e abrem seu coração ás suaves revelações da consciencia.

Oxalá que não passe desapercebida a intenção de edificar uma nova cadeia; essa é talvez uma das necessidades mais urgentes que se faz sentira nesta cidade afim de que o estrangeiro não faça uma opinião desfavoravel da nossa civilisação.

Não proseguimos em nossa analyse, pois cremos haver tocado em todos aquelles edificios que mais interessão este lugar. Evultaremos, se as ideias que vimos de laborar, produzirem algum effeito em abono desta cidade."

Fonte: O RIO-GRANDENSE (RS), 29 de Novembro de 1849, pág. 02, col. 03-04, pág. 03, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...