terça-feira, 3 de março de 2020

Sobrenome Farinhas


"FARINHAS - Sobrenome português. No século XIII documenta-se Alphonsus Petri Farina. Os Farinhas procedem de Dom Annião da Estrada, um dos companheiros do Conde Dom Henrique. Tomaram o apelido da Quinta de Farinha, no julgado de Penacova, junto à aldeia de Paradela. O Conde Dom Henrique morreu em 1114. A data indica a antiguidade da família."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 16 de Outubro de 1991, pág. 02

Sobrenome Acuña


"ACUÑA. - Sobrenome espanhol, de origem portuguesa, provém de 'Da Cunha - D'Acunha'. Os Acuña espanhóis descendem de Martina Vasques de Acuña, que foi cavaleiro português exilado de Portugal e acolhido pelo Rei D. João. Recebeu o título de Conde de Valência. Cristóvão de Acuña, missionário jesuíta e escritor português (1597-1676); Fernando de Acuña, poeta e militar espanhol (1500-1580); Luiz Alberto Acuña, pintor, escultor e escritor colombiano, nascido em 1904. Os Acuña estão presentes em todas as nações hispânicas."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 20 de Maio de 1990, pág. 03

A agonia da barca Lopes Duarte


"Dá a respeito o Artista a seguinte noticia:

'A Lopes Duarte, acossada por temporaes successivos, andou cerca de um mez bordejando na costa d'esta provincia, sem poder chegar á barra.

N'um dos momentos em que mais se fez sentir a bordo o effeito da borrasca, deu-se um desastre lamentabilissimo, do qual resultou a morte de dois tripolantes, de nomes Manoel Francisco e José Maria dos Santos, ambos de nacionalidade portugueza.

Na occasião em que estes infelizes ferravam uma vela, rebentou com impetuosa desenvoltura um furacão que os precipitou da verga onde se achavam ao convez do navio, morrendo ambos instantaneamente, em consequencia da quéda.

Um dos tripolantes ficou com a cabeça despedaçada, e o outro cahio sobre um barril de vinho, cujo tampo arrombou, na violencia da quéda.

As victimas d'este fatal acontecimento eram ainda muito moças, pois contavam um 16 e outro 17 annos de idade.

Os cadaveres foram lançados ao mar no fim de 24 horas, com as formalidades do estylo."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 19 de Agosto de 2019, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...