segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Elberto Madruga e seus planos para Capão do Leão

 



Prefeito eleito fala dos planos para seu governo

A vitória nas eleições para prefeito em Capão do Leão, não chegou a abalar a tranquilidade do veterano vereador Elberto Madruga, que mais uma vez, em 30 anos de atuação política, contou com a fidelidade de seu eleitorado, basicamente concentrado naquele município.

Recolhido a sua residência, por ora localizada em Pelotas, o prefeito do Capão do Leão, Elberto Madruga, entre um e outro telefonema de felicitações, falou ontem dos primeiros planos para o seu governo, do desenvolvimento da sua campanha - que se diferenciou completamente das anteriores - e da participação ativa da sua mulher Nehythes na busca dos votos que ele considerou decisiva para a vitória nas urnas.

A confiança no eleitorado leonense, adquirida em 36 anos de mandato como vereador, fez com que Madruga recebesse com serenidade os resultados extra-oficiais que apontavam com segurança já no final da tarde de terça-feira, seu nome para a Prefeitura de Capão do Leão.

Cauteloso, ele queria esperar os resultados oficiais para começar a comemorar, porém seus correligionários e amigos, reunidos no Ginásio João Carlos Gastal logo após a saída dos resultados extra-oficiais começaram a festa, que continuou com o povo leonense e Madruga no novo município.

Ontem, mais tranquilo, ele reconhecia que o seu eleitorado novamente não falhara, como nesses 36 anos dedicados principalmente ao distrito e aos seus problemas, que agora poderão ser resolvidos mais facilmente, acredita o novo prefeito. No entanto, também admitia que esta foi a mais conturbada de todas as suas campanhas.

JARDIM AMÉRICA

Sua estada no Legislativo e as campanhas realizadas a cada reeleição garantiram a Madruga uma certa experiência na busca de votos, confirmada com sua vitória para a Prefeitura de Capão do Leão, quando o grande favorito era o candidato da sub-legenda I do PMDB, Clóvis Roberto dos Santos Silva.

Uma das lições que aprendeu durante esses anos e que um candidato não deve possuir apenas um reduto eleitoral. Essa convicção decidiu sua vitória para a Prefeitura, pois segundo seus cálculos, a expressiva votação que recebeu no Jardim América, será considerada de seu companheiro de sub-legenda, Clóvis da Silva, garantida definitivamente a vantagem obtida no centro do Capão do Leão, onde Madruga concentrou sua campanha..

NEYHTHES: ATUAÇÃO DECISIVA

Pela primeira vez numa campanha eleitoral, Nehythes Madruga deixou um pouco de lado suas atividades como professora para dedicar intensamente a um outro objetivo: a eleição de seu marido para prefeito de Capão do Leão. Depois de atuar por 38 anos como professora e diretora da escola em Teodósio, agora um bairro de Capão do Leão, essa tarefa não foi dificil, principalmente pela popularidade de Madruga na região.

Mesmo afirmando que não gosta de política e que sua vocação é o Magistério, a nova primeira dama leonense pode guardar para si alguns méritos da vitória, pelo trabalho realizado no centro do Capão do Leão, na periferia e também no Jardim América. Dia após dia, durante um mês, ela percorreu todos esses locais mantendo contato com lideranças, eleitores e ensinando a cada um o preenchimento correto da cédula eleitoral.

PLANOS

Os primeiros planos para o novo município começam a ser traçados por Madruga, que já se mostra muito preocupado com a educação, saúde e bem-estar social dos leonenses em geral, incluindo principalmente o Jardim América, onde a população enfrenta problemas graves como a falta da água e saneamento.

Seus planos são permanecer com os serviços do SAAE para o abastecimento de água no novo município e da CTMR nos serviços telefônicos. Demonstrando confiança nas duas empresas pelotenses. Madruga lembra ainda que seus serviços representaram um ônus bem menor para o usuário.

Fonte: DIÁRIO POPULAR (Pelotas/RS), 18 de novembro de 1982

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...