quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Famílias nobres da Espanha - Parte 28



Livre adaptação das obras: PIFERRER, Francisco. Nobiliario de los Reynos y Señorios de España. Madrid: La Redaccion, 1857. PIFERRER, Francisco. Nobiliario de los Reynos y Señorios de España, Tomo II. Madrid: La Redaccion, 1858.

Fontes consultadas para adições: https://es.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Portada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

541. Roldan

A linhagem tem origem no século XIII com o casamento do príncipe mouro de Mallorca, cristianizado e educado na corte de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), casado com Eva Roldan, filha de Martín Roldan. Esta linhagem foi estabelecida primitivamente na Múrcia.

542. Salar ou Salad

A linhagem murciana começa com Juan Salad, regedor da cidade de Murcia entre os anos de 1407 e 1418. Uma ramal passou à Castela durante o século XVI. Os Salar da Múrcia são entroncados com as casas de Blasco, Cascales, Bienvegud e Sandoval, dentre outras.

543. Serra

A linhagem tem origem numa família homônima de Gênova, Itália, que se estabeleceu na Múrcia no século XIV.

544. Tizon

A linhagem tem origem em Pedro Tizon de Quadrey, rico-homem da corte de Ramiro II de Aragão (reinado de 1134 a 1157), que exerceu também o cargo de procurador-geral.

545. Tocon ou Tacon

A linhagem tem origem em Sancho Ibañez, apelidado de Tocon ou Tacon, fidalgo de Ávila, em Castela, no final do século XI.

546. Tenza

A linhagem tem origem em Aragão e é resultado de uma contração do nome de família Entenza. Os Tenza constituem a ramal que se estabeleceu na Múrcia.

547. Mergelina

A linhagem origina-se de Tudela de Navarra, onde foi construído seu primitivo solar. Ramais deste tronco familiar estenderam-se ao sul da Península nas campanhas militares do século XIII, dentre elas, as conquistas de Valência, Villena e Múrcia.

548. Perea

A linhagem começa com Lope Sanchez de Perea, filho de Ortún Sanz de Salcedo, 6o. senhor de Ayala.

549. Tomás

Linhagem da nobreza de Aragão, com ramais destacadas em Múrcia, Lorca, Cartagena e Orihuela.

550. Tudela

Nome de família muito arraigado em toda a Península Ibérica, sendo um toponímico da cidade homônima, que foi muito importante no Reino de Navarra na Idade Média. Existem ramais em todas as regiões meridionais, dado vários fidalgos desta alcunha terem participado ativamente das campanhas de Reconquista nos séculos XII e XIII.

551. Rosique

A linhagem tem origem na cidade de Cartagena, na Múrcia.

552. Valibrera

A linhagem tem origem em Guillén de Valibrera, cuja família procedia da França e havia migrado à península nas campanhas de Reconquista do século XIII. Por serviços prestados ao rei Afonso X de Castela (reinado de 1252 a 1284), recebeu um feudo na região da Múrcia.

553. Valdés

A primitiva casa solarenga desta alcunha é originária das Astúrias, sendo muito antiga. A linhagem murciana começa com Hernando de Valdés, no século XIV.

554. Lobera

A linhagem tem origem em Guillermo Lobera, combatente nas conquistas de Valência e Mallorca, a serviço de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).

555. Lopez

No caso desta linhagem de Lopez, ela procede de Diego Lopez, perito militar e fidalgo da corte de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276). Seu primitivo solar foi em Consuegra, em Castela-La Mancha.

556. Loris, Loriz ou Lloris

A linhagem procede de Bernardo Loris, rico-homem da corte de Aragão, que participou da conquista de Valência no reinado de Jaime I (de 1213 a 1276).

557. Loro

A linhagem tem origem em Pedro de Loro, fidalgo inglês que passou à Península Ibérica nas campanhas de Reconquista de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), tendo participado das tomadas de Puix e Valência. Por seus préstimos, recebeu várias glebas senhoriais em Albalat.

558. Lucerga

A linhagem tem origem em Enrique de Lucerga, natural de Balmaseda, no Senhorio de Biscaia, que participou das campanhas de conquista de Valência, no reinado de Jaime I de Aragão (de 1213 a 1276). Foi agraciado com terras em Orihuela.

559. Lucian ou Llucia

A linhagem tem origem em Gimeno Lucian, nobre aragonês, da corte de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276), tendo se destacado na tomada da fortaleza de Puix.

560. Luna

Esta linhagem dos Luna procede de Artal de Luna, capitão do exército da corte de Jaime I de Aragão (reinado de 1213 a 1276).


Hilario Pinto Ribas


"Registro mortuario

Já não existe o nosso co-religionario Hilario Pinto Ribas, cidadão muitissimo estimado na localidade onde residia.

O distincto republicano falleceu em S. Martinho, no dia 11 do corrente, deixando viuva e filhos na mais triste orphandade.

Á desolada familia do morto as nossas condolencias."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 21 de Janeiro de 1893, pág. 02, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...