sábado, 24 de setembro de 2022

Sobrenome Fischmutter



Fischmutter é literalmente "mãe do peixe". O que encontrei a respeito é que era uma espécie de rede abalonada usada por pescadores no litoral do Mar do Norte até o século XIX. Então, é uma espécie de técnica de pescaria. Foi somente o que achei. 

Colônias no Rio Grande do Sul em 1877



 (...)

Quatro são as colonias do Estado no Rio Grande. Tres sobre a serra geral e segregadas aos centros consumidores por falta absoluta de estradas - Caxias a mais importante com uma população de perto de 5 mil almas, italianos e tyroleses que se occupam da lavoura dos cereaes especialmente trigo e centeio, que muito bem produz ali, fica ao norte do porto de S. João do Cahy, é colonia nova e está em via de organisação - Deu-se nessa colonia ultimamente um desagradavel incidente devido a imprudencia de algumas praças que querendo apasiguar um conflito foram compellidas a travar luta de que resultaram duas mortes e alguns ferimentos; a presidencia foi em pessoa syndicar de ocurrencia, mas, não publicaram as folhas da provincia as causas verdadeiras de tal desastre.

Conde d'Eu, sobre a margem sul estrada de S. João a Vacaria, tem 3500 habitantes de origem italiana, está em organisação por ser colonia nova bem como D. Isabel que a ella se liga pela mesma estrada; esta é habitada por mais de 2500 habitantes, necessitão essas colonias de estradas que as liguem a S. Sebastião, Monte Negro e Taquary, necessidade tanto mais urgente quanto mais se precisa de dar trabalho a grande numero de chefes de familias alli recem-chegados e que desse auxilio carecem para manter-se. Com o systema de dar subsidios aos emigrantes nessa provincia por seis e mais mezes tem-se olvidado de dotar suas colonias de um systema de viação senão bom ao menos regular. Todas essas colonias dotadas de clima ameno, e terras ferteis para cultura de generos Europeus terem diante de si futuro semelhante á de S. Angelo (Provincial), sobre o rio Jacuhy, com sua população 2048 emigrantes laboriosos e felizes por sua prosperidade.

Sua exportação foi avaliada em mais de 85 contos, sendo a importação superior a 53 contos!

Nova Petropolis, florescente colonia provincial, tem 1,469 habitantes allemães em sua quasi totalidade; está fundada sobre as serras que bordam o "Cahy" e fronteira ao nucleo Caxias. Exportou generos no valor de 117 contos e importou no de 57:000$.

Mont'Alverne (provincial) tem 644 colonos e floresce. Produzem todas fumo e cereaes em quantidade avultada.

S. Lourenço é a mais importante colonia particular que existe na provincia. Tem 5130 habitantes em 737 fogos são allemães e acatholicos: produz todos os cereaes com especialidade centeio, cevada e trigo. O valor da exportação se bem que não tivesse sido abundante elevou-se  (1876) a 350 contos.

Alem dessas existem mais diversas colonias particulares sobre o rio Taquary, de propriedade de C. Bastos, e outras que florescem regularmente.

No municipio de Santa Maria da Bocca do Monte em excellente local, fixou-se um nucleo onde se estabeleceram os russos-allemães, catholicos e protestantes, mas induzidos áquelles por agentes argentinos, que desacorçoados de conseguil-os da Europa, envidaram todos os esforços para com promessas inexequiveis, obtel-os, deliberam-se a abandonar seus lotes e seguir para Porto Alegre, d'onde pretendiam ir para o Prata. A presidencia, pro previdente, fez abortar esse plano prohibindo a sahida aos que devessem ao Estado.

Fonte: O CRUZEIRO (Rio de Janeiro/RJ), 02 de Janeiro de 1878, pág. 02, col. 05

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...