quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 27

 



651. Cymerys (2a. vertente) - sobrenome metonímico que significa carpinteiro. É uma polonização do sobrenome alemão Zimmer com o mesmo sentido. Também pode ser um toponímico relativo à Cyma, aldeia no antigo condado de Welawa.

652. Cympel - sobrenome polonizado da forma alemão Zimpel. Significa sensível, afetado.

653. Cyngot - sobrenome metonímico que significa ferreiro, aquele que forja ferro, metalúrgico.

654. Cyprych - sobrenome patronímico do nome Cyprian (Cipriano em português).

655. Cyps - sobrenome toponímico relacionado a Spisz, cidade etnicamente germânica na Silésia (região polonesa). A forma como o polaco pronuncia o nome da cidade soa da forma grafada.

656. Cyrulik - sobrenome metonímico que significa barbeiro, cirurgião-barbeiro.

657. Cyrus - sobrenome patronímico do nome Cyrwus (do latim cervus, em português cervo).

658. Cytrycki - sobrenome metonímico que significa limão. Refere-se ao fruticultor de cítricos. Ou ainda uma espécie de peixe. Também pode se referir ao temperamento da pessoa.

659. Cywinski - sobrenome patronímico do nome Cyprian (Cipriano em português). Também pode ter uma conotação geográfica e indicar lugar de ciprestes.

660. Czaban - sobrenome metonímico que designa um carneiro maior de lã profusa. Tem vários significados figurados: homem desajeitado, homem comum, homem viril; um morador da cidade; um tipo de pente usado em processos de tecelagem. Pode ainda ser um toponímico referente à aldeia de Czabany, no antigo condado de Proskurowski.

661. Czadel - sobrenome toponímico relacionado a Czadel (atual Salno), na voivodia da Cujávia-Pomerânia, Polônia.

662. Czado - sobrenome relacionado à ideia de queima, algo fumegante, fuligem. Compreende-se que seja um metonímico para carvoeiro ou uma referência a lugar que tem uma carvoaria.

663. Czaharyn - sobrenome de conotação geográfica que significa árvore baixa, formação florestal de arbustos e pequenas árvores. Mormente, a Europa Oriental apresenta vários prados úmidos com esse tipo de formação de vegetação. 

664. Czaja - uma espécie de pássaro; algo escondido, oculto, coberto. Provavelmente tem um significado geográfico. Também pode ser um patronímico do nome arcaico (século XIII) Czaj.

665. Czajka - um tipo de barco cossaco de couro utilizado largamente em guerras. É de influência ucraniana. Também associado aos verbos esperar, ansiar, ocultar, cobrir. Ou ainda um patronímico do nome arcaico Czajka (século XIV).

666. Czajkowski - sobrenome toponímico relacionado aos nomes de lugar Czajka, Czajków, Czajkowo e Czajkowice (vários topônimos na Europa Oriental). Também um tipo de barco cossaco de couro utilizado largamente em guerras. É de influência ucraniana. Também associado aos verbos esperar, ansiar, ocultar, cobrir. Ou ainda um patronímico do nome arcaico Czajka (século XIV).

667. Czapka, Czapki - sobrenome metonímico que significa chapéu. No contexto da sociedade eslava, pode significar duas profissões: um soldado, vigia, sentinela; um aprendiz de uma corporação de ofício, um estudante, um aprendiz de qualquer arte.

668. Czapla, Czapler - sobrenome metonímico que significa garça-real. Refere-se a um homem de pernas altas. Pode ser um patronímico do nome pessoal Czapla. Também um toponímico relacionado aos nomes de lugar Czapla e Czaple (vários lugares). Em menor proporção, um nome de residência.

669. Czaplicki - sobrenome toponímico relacionado a Czaplice, nome de aldeia verificado nos antigos condados de Lomza, Przasnysz e Sluck; ou a Czaple, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Miechowski, Wloclawski, Sokolowski e Szczuczysnki. 

670. Czaplinski - sobrenome toponímico relativo a Czaplin, lugar anotado no antigo condado de Grójec; Czaplina, no antigo condado da Wallachia; Czaple, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Miechowski, Wloclawski, Sokolowski e Szczuczysnki. 

671. Czaplski, Czapski - sobrenome toponímico relativo à aldeia de Czapel, no antigo condado de Swiecie.

672. Czapnik - sobrenome metonímico que significa fabricante ou comerciante de chapéus. Por extensão, tecelão que faz chapéus, coberturas, objetos em couro e lã, etc. Pode também se inter-relacionar aos significados do item 667.

673. Czapracki - sobrenome toponímico relacionado à aldeia de Czapura, no condado de Poznan. Outros significados: sela; capa que coloca sobre o animal de carga. Pode portanto também corresponder ao ofício de seleiro ou curtidor.

674. Czapraga - sela; capa que coloca sobre o animal de carga. Pode portanto também corresponder ao ofício de seleiro ou curtidor.

675. Czarkowski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes locais: Czarka, anotado nos antigos condados de Sochaczew e Bedzin; Czarków, verificado nos antigos condados de Konin, Koscian, Pszczynski e Toszec-Gliwicki; Czarkowice, encontrado no antigo condado de Wielkostrzelecki; Czarkowo, no antigo condado de Pinczów.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...