quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Manoel Scherer



"No dia 25 do mez proximo findo falleceu em S. Gabriel, em consequencia de uma febre typhoide, o cidadão Manoel Scherer, alferes do 4o. corpo da guarda nacional estacionado n'aquella cidade.

A proposito, disse a Patria Nova:

'O finado era natural de Santa Maria, e, como bom republicano, acudira promptamente ao reclamo da Patria, alistando-se no 4o. corpo, quando este organisou-se n'aquella localidade.

Aqui, nos rudes e penosos trabalhos da guerra, adquiriu os germens da fatal enfermidade que acaba de roubal-o á familia e á Patria.

Ao seu saímento compareceram o tenente-coronel Hermenegildo Lauriano da Silva, commandante da brigada civil, com seu estado-maior e toda a officialidade dos corpos da mesma brigada.

As honras militares foram prestadas por uma guarda do 18o. batalhão provisorio, ao mando do alferes Berchon."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 09 de Maio de 1893, pág. 02, col. 03

João Carlos Mayvald



"Falleceu hontem na Cachoeira o dr. João Carlos Mayvald, distincto engenheiro ha longo tempo ao serviço da estrada de ferro de Porto Alegre a Uruguayana, e devotado patriota de longa data consagrado á defeza da Republica.

No periodo mais agudo da maldita revolta, o dr. Mayvald poz-se em campo, destacando em Cacequy, á frente de um corpo de sapadores, em guarda á referida via-ferrea e trabalhos de sua defesa.

Ahi, pondo em evidencia os conhecimentos militares que possuia, prestou o distincto cidadão assignalados serviços á causa das instituições nacionaes, contrahindo talvez n'essa campanha, a tuberculose pulmonar que o acaba de separar prematuramente da familia e do mundo.

Não esqueceu o saudoso marechal Floriano, na sua completa distribuição de justiça, o dedicado defensor da Republica. De modo que, quando galardoou os demais batalhadores, conferiu as honras de major do glorioso exercito brasileiro, ao distincto commandante do corpo de sapadores da estrada de ferro de Porto Alegre a Uruguayana.

Apresentamos os mais sentidos pezames á desolada familia do nosso mallogrado co-religionario."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 08 de Junho de 1895, pág. 02, col. 05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...