quinta-feira, 15 de agosto de 2019

O bicho do Ouro Leve


"Em 8 do corrente, narra o Correio de Campinas:

<<Ha vinte dias mais ou menos, em Xiririca, no lugar denominado Ouro Leve, districto d'esta villa, indo a jovem Anna Pinto tomar agoa, embarcou em uma canôa que estava amarrada no porto e ao abaixar se, levando a mão a agoa, um enorme bicho agarrou-a e a levou para o fundo, sendo baldados os esforços para encontrar o corpo da desventurada moça."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 26 de Maio de 1885, pág. 01, col. 02

Histórico do Município de Balneário Arroio do Silva/SC


"O nome Balneário Arroio do Silva é proveniente de uma família que morava no campo, e por haver um arroio existente até hoje, que corria perto da casa da família Silva. A padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores, festejada em dois de fevereiro.

Os primeiros moradores fixos foi a família Borges. Quando o Sr. Antônio Lourenço Borges chegou à praia com sua família havia apenas uma casa e um rancho. A casa era feita de tábuas e era desocupada, a outra era de palha (sapé) e era habitada por Jango Baiano. Jango Baiano vivia com muitos animais como macacos, cobras, que ao assovio dele andavam e dançavam.

Na época de 1930 já havia cerca de 20 casas. Os militares do Rio Grande do Sul faziam paradas pelos campos e a beira-mar. Por esta época os peixes vinham até a beira-mar à procura de alimentos, podia-se pegá-los com a mão. Existia fartura de peixe, como: miraguaia e corvina, havia também muitos mariscos. Quando ameaçava vento sul, os mariscos invadiam a praia, formando um tapete na areia, tornando-se algo espetacular. Quanto ao mar sempre teve suas águas limpas dependendo da lua e do vento.

O primeiro hotel foi construído, onde hoje é a Prefeitura Municipal, por volta de 1927 e tinha como proprietário Roseno Pereira. O segundo hotel pertencia à Maria Rabelo, era localizado próximo ao local onde hoje é a rodoviária. Os hoteleiros recebiam os veranistas que desciam a serra em burros, alguns animais traziam as pessoas, outros carregavam cestos de palha e vime onde traziam bagagens. Eram serranos oriundos de Bom Jesus/RS e Vacaria/RS. A garagem do hotel era um potreiro, onde os animais ficavam guardados e recebiam alimentos.

A primeira igreja foi construída em meados de 1930 por Roseno Pereira, onde hoje é a galeria Via Vêneto e foi derrubada pelo mar. A água e a energia elétrica foi trazida por André Rosa aproximadamente em fins de 1958.

A história do município de Balneário Arroio do Silva começa a ser contada oficialmente em abril de 1995. Nesta data, junto ao Presidente da Assembleia Legislativa, foi credenciada a Comissão Pró Emancipação do então Distrito de Arroio do Silvva.

A comissão composta de 14 membros moradores de Arroio do Silva, começa a trabalhar na formação do processo que culminaria com a realização do Plebiscito em dezembro de 1995 e mais precisamente no dia 29 de dezembro do mesmo ano, o atual governador assina a lei 10.055 criando o novo município de Balneário Arroio do Silva.

Ainda pouco conhecido dos turistas nacionais, Balneário Arroio do Silva surpreende por oferecer 21 quilômetros de praias limpas e mar aberto. Situado a pouco mais de 6 quilômetros de Araranguá, o Balneário tem sua rotina totalmente transformada durante a temporada de verão. É quando a população de 5 mil habitantes passa para 60 mil. Pela sua privilegiada situação geográfica, localizado exatamente na metade do trecho Florianópolis-Porto Alegre, na rota do turista argentino e uruguaio que ingressa no Brasil pelo portão de entrada de Uruguaiana, é o balneário mais badalado do extremo sul catarinense, distante apenas 60 quilômetros de Torres (RS)."

Fonte: ATLÂNTICO (RS), 19 de Outubro de 1998, pág. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...