terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Sobrenome Cubas


"CUBAS ou CUBA - Do latim 'cupa' - vasilha que serve para vários fins nas indústrias; tonel grande em que se guardam vinhos nas adegas. Também balceiro.

Personalidade: Brás Cubas, fidalgo português, fundador de Santos, explorou o interior a pedido da Coroa Portuguesa, morreu em 1592."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 08 de Agosto de 1991, pág. 02

Sobrenome Betim


"BETIM -  procede do cavaleiro flamengo Johannes Betting, que passou a prestar serviços ao Reino de Portugal no século XIV, estabelecendo-se com um próprio solar e senhorio. 'Betting' significava freio ou amarra na língua flamenga."

Antonio Pedro Alencastro de Araujo


"Registro mortuario

O nosso estimado amigo 1o. tenente Francisco Xavier de Alencastro Araujo, que se acha servindo no 2o. batalhão de engenheiros, n'esta capital, acaba de receber, telegraphicamente, esta dolorosa noticia: no dia 4 do corrente falleceu em Santos, onde estava exercendo, havia cêrca de um mez, o cargo de juiz de direito da comarca, o seu presado irmão dr. Antonio Pedro Alencastro de Araujo.

Uma febre fatla eliminou do numero dos vivos o inditoso moço, quando elle apenas contava 26 annos de idade e já havia percorrido, com distincção, varios postos da magistratura, achando-se muito bem encarreirado.

O mallogrado cidadão deixa esposa e tres filhinhos desolados.

Apresentamos os nossos pezames á exma. familia do morto.

✤✤✤✤✤

No Rio Grande falleceram: na idade de 74 annos, d. Victoria de Carvalho Santa Barbara, e d. Maria de Carvalho Gomes, esposa do sr. Arthur de Souza Gomes.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 06 de Dezembro de 1892, pág. 01, col. 06

Pelotas já exportava conservas de frutas no século XIX


"Industria domestica

Atravessamos o tempo das fructas.

Pensamos, e com pezar, nos milhares de figos, pecegos, marmelos, etc., que se perdem n'esta provincia.

Ao mesmo tempo nos lembramos, com certo vexame, da enorme quantidade de fructas em conserva, importadas pela provincia e por todo o paiz.

Muita gente encara o cultivo das arvores fructiferas com desdem, o admitte apenas que seus fructos sirvam de regalo ás creanças e aos gulosos.

Não sabem que, por exemplo, nos Estados-Unidos existem condados, cuja industria mais rendosa é a pomocultura!

Não pretendemos que todos os possuidores de algumas arvores fructiferas tratem de fazer conservas como ramo de negocio, nem mesmo os donos de extensos pomares, que estariam mais no caso.

Roma não se fez em um dia.

Desejamos apenas que as donas de casa aproveitem o mais possivel o dom da natureza.

Felizmente, o elemento feminino entre nós é muito dado ao fabrico de doces e conservas. No intuito de auxiliar a afortunada inclinação, apresentamos receitas de todo o ponto efficazes e experimentadas.

Quem puder, aproveite-as para exercer uma industria rendosa; haja á vista Pelotas, onde muitas familias ganham honradamente os meios de subsistencia, explorando essa industria, as quaes, apezar de produzirem em alta escala, não conseguem satisfazer todos os pedidos e encommendas que recebem do Rio de Janeiro. [grifo nosso]

Quem não quizer commerciar, fabrique para uso dos seus; terá assim durante todo o anno gostosa sobre mesa e não mandará seu dinheiro ao estrangeiro."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 10 de Fevereiro de 1886, pág. 01, col. 03
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...