segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 31

 



751. Dabrowicz - esse sobrenome provém de dabrowo que significa floresta de carvalho. É um toponímico relacionado aos nomes de lugar Dabrowo e Dabrowa, sendo os dois inúmeros na Europa Oriental, somando mais de 50 localidades entre aldeias, castelos e fazendas na Polônia, Tchéquia, Eslováquia, Ucrânia, Letônia, Lituânia, Eslovênia e Hungria. Tende, entretanto, na maioria dos casos a corresponder topônimos poloneses. Dabrowa também é um nome pessoal, então o sobrenome também é um patronímico.

752. Dehling - sobrenome patronímico alemão do nome Dehl. Dehl é uma forma saxônica para o nome Thiet (=povo, pessoa). Também pode ser um termo geográfico de etimologia germânica, derivado do vocábulo delle que significa oco, lugar oco, lugar aberto, vale.

753. Dehnel - sobrenome patronímico alemão do nome Dehn ou Dehne, formas hipocorísticas dos nomes pessoais Degenhard ou Daniel. 

754. Deiksler - forma polonizada do sobrenome alemão Deichsel, que significa cocheiro ou fabricante de barras de tração. Também pode ser um patronímico do nome frísio Deicke.

755. Deja - sobrenome metonímico usado para homem lento e desajeitado. Também o nome de um rio na região da Bucóvina, na Ucrânia.

756. Dekielinski - sobrenome metonímico que designa aproximadamente um tipógrafo, um profissional que usa a imprensa. O termo pode ter mudado de região para região e também com o passar dos séculos, pois documenta-se igualmente o termo para encadernador, ou genericamente, para qualquer profissional que "cobre", "tampa" algo. Uma das peculiaridades das línguas eslavas é que o emprego das palavras sempre pode ter vários sentidos, a maioria deles usado de forma aproximada ou figurativa. O sobrenome também pode ser um toponímico para Deka, aldeia no antigo condado de Pogutkowski.

757. Dekowski - sobrenome toponímico relativo a Deka, aldeia no antigo condado de Pogutkowski. Outros significados: capa, fundo de um recipiente ou caixa, casaco, parede superior, papel, espécie de xarope usado em culinária, um tipo de processo de branqueamento da pele de carneiro, armadilha.

758. Delanson - sobrenome híbrido polaco-germânico, que é um patronímico do nome eslavo Dalan ou Delan. No caso, aglutinou-se o nome pessoal ao sufixo -sohn que em alemão significa filho.

759. Demczyszak, Demko - sobrenome patronímico dos nomes polacos Demitr (Demétrio em português) ou Damian (Damião em português). Pode ainda ser um metonímico relacionado à palavra dialetal dem que significa fumaça, indicando um profissional cujo ofício apresenta essa característica.

760. Dempc - sobrenome patronímico pomerano que significa batedor. Tende a significar um agricultor que faz o processo de separação dos grãos por meio de debulha.

761. Dengel - sobrenome patronímico do nome pessoal eslavo Dega ou Denga ou do nome pessoal prussiano Dangele. Ambos tem a mesma raiz etimológica e significam cicatriz ou força/saúde. Também pode ser um metonímico simples com o mesmo significado.

762. Dengusiak - sobrenome patronímico do nome pessoal eslavo Dega ou Denga ou do nome pessoal prussiano Dangele. Ambos tem a mesma raiz etimológica e significam cicatriz ou força/saúde.

763. Deniger - embora aparentemente um toponímico relacionado a uma série de locais na Alemanha, o mais provável é que seja um metonímico do alemão-oriental do século XVIII para aquele que denegra, ou seja escurece; forma figurativa para um curtidor ou tintureiro.

764. Denis, Denko - sobrenome patronímico do nome Denis (Diónysios em grego, Dionísio ou Dênis em português).

765. Dentko - sobrenome patronímico relacionado com o item 762. Também um metonímico para um profissional que trabalha com bolhas líquidas, notadamente vidreiro, ferreiro, metalúrgico, artesão que maneja processos físico-químicos.

766. Deoniziak - sobrenome patronímico do nome Dionysius (Diónysios em grego, Dionísio ou Dênis em português).

767. Deptuszewski - aquele que pisa, aquele que empurra com o pé. Um metonímico para um profissional que usa desta atividade, por extensão, se enquadram o vinicultor, o oleiro e alguns profissionais de curtume.

768. Derbin - sobrenome para corredor, pessoa que se locomove com pequenos passos. É um metonímico para uma pessoa com passos curtos característicos, ou que se contorce ao andar. Pode ser uma referência a aleijado. Como sobrenome cassúbio, pode indicar homem falante. Pode ainda ter correspondência com uma palavra dialetal para celeiro. Bem como ser uma polonização do termo bielorrusso derda que corresponde a homem alto e de pernas longas. Por fim, pode ter associação com um o vocábulo dialetal dird que significa vadio, ocioso.

769. Dercz, Derc, Dyrc - sobrenome patronímico do nome pessoal Dercz, forma curta polonizada do nome alemão Dietrich (Teodorico em português). Também um toponímico relativo à aldeia de Derc, no antigo condado de Olsztyn; Dereczyn, no antigo condado de Slonim; Derć, no antigo condado de Ihumensk.

770. Derdak, Derdowski - sobrenome patronímico do nome eslavo Derdak (significa lanoso, peludo). Pode também ser um metonímico com o mesmo sentido. Inter-relaciona-se totalmente com os significados do item 768.

771. Derecki, Deredas - sobrenome metonímico que indica fabricante de selas, seleiro. Ou uma forma patronímica para os nomes alemães Dähre ou Därr. Também um toponímico relativo à aldeia de Derc, no antigo condado de Olsztyn; Dereczyn, no antigo condado de Slonim; Derć, no antigo condado de Ihumensk.

772. Dereczeniuk - sobrenome patronímico do nome pessoal Derek, que tem origem turco-otomana e provém do nome-base Dera (significa cabana, chapéu, homem de cabelo arredondado). Também tem total correspondência com as possibilidades do item 771.

773. Derejczyk - sobrenome patronímico do nome polaco do século XVII Derej, que é uma variante do nome alemão Därr (significa magro).

774. Derejsabicz - sobrenome metonímico que significa velho magro, velho esquelético, pessoa de aspecto decrépito.

775. Derenowski - sobrenome toponímico relativo ao nome de lugar Dereniówka, nome de aldeia percebido nos antigos condados de Trebowel e Tarnopol.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...