sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A Lenda da Igreja da Aldeia dos Anjos



"Pelos anos de 1848 a 1850, a igreja de 'Aldeia dos Anjos', hoje Gravataí e então modesto arranchamento de guaranis encontrava-se em constante perigo de ruir, em consequência do afastamento dos Jesuítas e da revolução farroupilha. Em vista disso, o povo resolveu retirar todos os santos e alfaias, cabendo a guarda dos mesmos a diversas pessoas gradas enquanto durasse a reconstrução do templo. Esta foi feita, embora com delongas e a Igreja, reconstruída, é a mesma ainda existente em Gravataí.

Foi a recondução das velhas imagens. Ao findar a cerimônia, alguém deu por falta de uma imagem, a de São Jerônimo, talhada em cedro. Ninguém sabendo explicar a ocorrência, foi aventada e unanimemente aceita a ideia de roubo.

Passados alguns anos, certa noite de um inverno rigoroso, desabou sôbre a povoação uma tempestade violenta, de grandes descargas elétricas. Um raio caiu na igreja, pela cruz, fendeu a fachada até uma das janelas, produzindo sérios estragos no telhado. Uma índia velha, impressionada com o fato, saiu pelas ruas gritando 'Castigo do céu! Castigo do céu! Roubaram o nosso São Jerônimo e enquanto não nos trouxerem de volta o santo roubado a nossa vila sofrerá o castigo do céu!'

Esses gritos da bugra calaram no espírito público e fixaram a lenda de que enquanto a imagem de São Jerônimo não voltasse à igreja da 'Aldeia dos Anjos', Deus não olharia para ela.

A verdade, porém, é que a imagem fora levada para a recém criada Capela de São Jerônimo entre a demolição e a restauração da igreja, com prévia aquiescência do Vigário de Viamão, a cuja jurisdição pertencia, na época, a 'Aldeia dos Anjos'."

Fonte: O PIONEIRO (Caxias do Sul/RS), 05 de Outubro de 1957, 1o. Caderno, pág. 07
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...