sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Sobrenome Tapajós


"TAPAJÓS - Sobrenome brasileiro, que provém do tupi: 'tapaió' ou 'tabaió'. Sendo que, 'yo', o mesmo que 'proveniente'. Portanto: 'proveniente da taba'. Também é a denominação de uma tribo indígena."

Fonte: A FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS),  25 de Março 1994, pág. 11

Vicente Rasia


"Falecimento

Com a avançada idade de 71 anos, faleceu nesta cidade, a 27 de Setembro p. findo o sr. Vicente Rasía, um dos pioneiros do desenvolvimento de Caxias, pois que aqui residia há 60 anos, tendo vindo da sua patria, Italia, com apenas 11 anos de idade.

O snr. Rasia foi sempre um cidadão honesto e cumpridor de seus deveres, tendo deixado viuva e 12 filhos, todos maiores.

O seu trespasse foi muito sentido, tendo as cerimonias funebres sido realisadas 2a. feira, com crescido acompanhamento."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 04 de Outubro de 1942, sem página identificada

Casamento por rapto


"Rapto e casamento

Perante o dr. Tancredo Pitta Pinheiro, juiz interino de casamentos, consorciaram-se hoje o cidadão Luiz Silvestre Ellis e d. Euphrosina Ignacia de Oliveira.

Serviram de testemunhas: por parte do noivo, o dr. Pedro Moacyr, e por parte da noiva, o sr. Theophilo Antonio de Campos.

Luiz Ellis é o raptor a que hontem nos referimos em uma local, e que, devido ás acertadas e moralisadoras providencias do energico subdelegado do 2o. districto, dr. Tiburcio de Azevedo, foi obrigado a reparar a sua falta, recebendo-se em matrimonio com a raptada."


Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 09 de Julho de 1892, pág. 01, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...