domingo, 18 de novembro de 2018

O testamento do Barão de Butuí


"O sr. barão de Butuhy, José Antonio Moreira, fallecido ultimamente na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul e que por largos annos residiu n'esta capital, onde começou a vida commercial, deixou em seu testamento avultados legados á instituições pias do Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas. Entre os legados particulares foram por elle contempladas as pessoas seguintes:

A sua sobrinha Anna, filha de Antonio Pereira Espinheira 1 conto; a Aurelio Pereira Espinheira 1 conto; a Antonio Pereira Monteiro e Paulo Pereira Monteiro Junior 1 conto a cada um; a cada uma das suas tres sobrinhas, filhas de Domingos Pereira Espinheira 1 conto; a seu sobrinho e afilhado Ernesto Pereira Espinheira 2 contos. A viuvas pobres e orphãos legou 1 conto e quatrocentos.

Homem emprehendedor, laborioso e activo, conseguiu o sr. barão de Butuhy agglomerar uma fortuna, calculada em mais de 1,200 contos de réis, que tanto aproveitou sempre ao rico como ao pobre, á industria como ao commercio, ás artes como á prosperidade publica.

Era natural da cidade de Porto e falleceu com cerca de 71 annos."

Fonte: DIARIO DE NOTICIAS (BA), 02 de Setembro de 1876, pág. 02, col. 01
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...