sexta-feira, 19 de junho de 2020

Sobrenome Prado


"PRADO - Sobrenome português toponímico. Significa campina, local onde há abundante grama. Aparentemente, os Prado procedem de Dom Nuno Frutela, filho bastardo de Dom Fruela, rei do antigo reino medieval de Leão."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 10 de Dezembro de 1993, pág. 12

Sobrenome Lamego


"LAMEGO - Sobrenome toponímico. Pode originar-se de lama. É também nome de variedade de feijão. Lamego é cidade e concelho do distrito de Viseu, em Portugal, na Província da Beira Alta. Foi destruída no século primeiro pelas legiões de Trajano. Foi ocupada pelos suevos, visigodos e árabes. Destruída, foi reedificada. Em 1144, aí segundo a tradição, reuniram-se, pela primeira vez, as Cortes. Os romanos a conheciam pelo nome de Lama."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 05 de Junho de 1993, pág. 03

Sobrenome Andrade


"ANDRADE. - Sobrenome português toponímico, com origem na Galícia. Do genitivo 'Andriati', nominativo 'Andriatus'. De André, que vem de 'Andréios', grego, significando 'varonil, viril, robusto!'

Procedem de um dos cinco cavaleiros que passaram à Espanha, a guerra dos mouros, com o Conde D. Medo. É seu solar a vila de Andrade, no Reino da Galícia. Os de Portugal descendem de Nuno Freire de Andrade, Mestre da Ordem de Cristo, que passou a Portugal no reinado de Dom Pedro de Castela.

Personalidades: Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro; Eduardo Neville da Costa Andrade, professor e cientista inglês (nascido em 1887); Francisco Paula Freire de Andrade, inconfidente mineiro; Gomes Freire de Andrade, militar português (1757-1817); Gomes Freire de Andrade, Conde de Bobadela, militar português (1685-1763); José Antonio Freire de Andrade, segundo Conde de Bobadela, fidalgo português (1708-1784); Gomes Freire de Andrade, terceiro Conde de Bobadela, militar português (1744-1831); Jacinto Freire de Andrade, escritor português (1597-1657); Mário de Andrade, poeta, romancista, folclorista brasileiro (1893-1945); Olegário Vitor Andrade, poeta argentino (1841-1882); Oswald de Andrade, escritor brasileiro (1890-1954); José Joaquim de Andrade Neves, o Barão do Triunfo (1807-1869), magnífico cavalariano, de destacada atuação na Guerra do Paraguai; Francisco Praxedes de Andrade Pertence, médico brasileiro (1823-1886).

Andrade é sobrenome disseminado em Portugal, Espanha e antigas possessões portuguesas e espanholas.

Andrada é uma variante com origem no norte de Portugal."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 24 de Junho de 1990, pág. 03

Club Artístico Porto-Alegrense


"O Club Artístico Porto-Alegrense procedeu hontem á eleição para a directoria que tem de servir de abril a setembro d'este anno, sendo este o resultado:

Presidente - José da Silva Cascaes.

Vice-presidente - Rodolpho Antonio Dias Soares.

1o. secretario - Agostinho José Lourenço (re-eleito).

2o. secretario - Antonio Baptista de Freitas (re-eleito).

1o. orador - Felix Grivot.

2o. orador - Affonso José Ferreira da Silva.

Thezoureiro - Felippe Jeanselme da Silva.

Bibliothecario - Fernando Rodrigues de Azevedo Machado.

Directores - Jacintho Gomes Praxedes Filho, José de Souza Lima, Francisco Raymundo de Brito, Patricio Praxedes de Oliveira, Affonso Pires e Henrique Ferreira Diniz.

Commissão de exame de contas - José Alvaro Xavier, Joaquim Francisco da Silva Souto e José Manoel da Costa."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 16 de Abril de 1888, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...