quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Sobrenome Stolfi



STOLF, STOLFI -são sobrenomes italianos que são patronímicos do nome masculino Astolfo. Não é originalmente judaico. Os dois sobrenomes são originários da Toscana, mas também são encontrados no Vêneto, no Lazio, Bari, Trieste, Brescia, Basilicata, Potenza e Friuli. 

Sobrenome Assmann



ASSMANN, ASHMANN - nas fontes que encontrei a maior probabilidade indica que seja um patronímico do nome masculino do alto alemão medieval Asmus/Assmus - ambas formas do nome latino Erasmus (Erasmo em português). Os registros mais antigos são do século XV, tendo aparecido mais ou menos em conjunto nas regiões da Turíngia, Saxônia e Silésia.


ASSMANN também pode ser um patronímico relacionado ao nome prussiano Asymone. Bem como ser uma aglutinação dos termos prussianos "assis" (=líder) e "mann" (=homem), portanto algo como "líder", "líder de uma comunidade", "líder de uma tropa", "pessoa principal de uma comunidade".

Kappelhoff vincula ASSMANN à palavra prussiana "assmanis" que significa "eixo de roda, de carroça", denotando talvez um artesão construtor de carroças, carruagens.

ASSMANN ainda pode ser uma aliteração de ASCHMANN (homem das cinzas). O Aschmann em tempos medievais era o profissional pela coleta de cinzas para aplicação em inúmeras atividades químicas e artesanais.

ASSMANN na origem não é judeu. Todavia, sempre pode haver uma linhagem judia com esse sobrenome. Somente uma pesquisa genealógica pode comprovar com mais segurança se uma determinada ramal tem ascendência judaica ou foi adotada por uma família judaica em determinada época.

Distribuição de ASSMANN na Alemanha atual: https://wiki-de.genealogy.net/Assmann_(Familienname) 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...