segunda-feira, 19 de junho de 2023

Sobrenome Sziedat

 



Sobrenome originário da Prússia Oriental, possivelmente associado ao vocábulo lituano šešmierinis, que pode ser entendido num primeiro momento como hexagonal ou ainda hexadecimal. Ocorre nas antigas regiões da Prússia Oriental e no sudeste da Polônia, bem como em algumas cidades do norte da Alemanha.

Explicando o significado, que pode ter duas interpretações:

1 - Um tipo de cultivo agrícola típico das populações eslavas medievais em que o campo é disposto em seis lotes diferentes, com cada lote correspondendo a um período de descanso da terra, um período de plantio e um período de colheita, conforme o grão ou hortaliça que era plantado, numa espécie de sistema rotativo. Designa o camponês que usava este tipo de técnica agrícola.

2 - Um tecelão que usava padrões hexagonais em roupas populares, de acordo com as antigas técnicas culturais de povos eslavos e bálticos. Para uma referência visual lembra o figurino do arlequim italiano. Era uma técnica usada principalmente em calças masculinas para camponeses e aldeões.

Variantes: SZIDAT, SZIEZACZ, SZIEDACZ.

Fonte: Ahnesforschung

Sobrenome Kappaun

 



Sobrenome alemão que significa animal castrado, mormente galos, visto que é uma tradição secular em inúmeras regiões da Alemanha, Áustria e França. Os galos castrados eram criados visando uma carne mais tenra e saborosa, com suavidade e gordura branca.

Pode ter três interpretações possíveis:

1 - Um criador de galos castrados ou, por extensão, o criador de animais castrados para abate.

2 - Uma pessoa gorda, com preponderância de peso nas laterais do corpo, como um galo kappaun.

3 - Uma espécie de funcionário público atrelado às autoridades eclesiásticas, seja de uma diocese ou abadia, responsável pela cobrança dos juros de kappaun - uma taxa obrigatória anual que consistia em pagar em animais de corte por parte de camponeses servis.

Variante simples: KAPAUN.

Sobrenome Steiding

 



STEYDING, STEIDING são formas da região do Reno para "trabalhador em pedra", portanto, trabalhador da construção civil, pedreiro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...