quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Sobrenome Riquelme


"RIQUELME - Sobrenome espanhol ou português. Provém do germânico: 'que protege' (helm) e 'trevas' (riq) ou 'treva protetora'."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 22 de Janeiro de 1994, pág. 03

Antonio Pierucini


"Falecimento

Faleceu, segunda-feira ultima, nesta cidade, com a avançada idade de 86 anos, o sr. Antonio Pierucini, um dos primeiros habitantes de Caxias.

O sr. Antonio Pierucini é considerado o pioneiro da industria vitivinicola no Rio Grande do Sul, bastando dizer que foi ele quem pela primeira vez levou vinhos gaúchos ao Estado bandeirante, atravéz de simples cargueiros, iniciando, asssim, a exportação do produto que hoje é um esteio da riqueza do Rio Grande do Sul.

Nos primordios da vida de Caxias, ocupou cargos de responsabilidade na administração publica. 

Foi, indiscutivelmente, um elemento que muito trabalhou e produziu para o desenvolvimento désta terra, que tanto soube honrar pela sua actividade incessante e pela dedicação desinteressada com que a serviu.

Seu passamento repercutiu fortemente em toda esta zona, onde gozava de grande circulo de relações e geral estima.

Deixa os seguintes filhos: Orlando Pierucini, Luiz Pierucini e Teresinha Andrade, aqui residentes; viuva Carmelita Miraflores, dessa capital.

A casa mortuaria tornou-se o ponto convergente dos elementos representativos da cidade, que testemunharam á familia enlutada manifestações de profundo pezar pelo infausto acontecimento.

Viam-se, no local onde o corpo era velado, centenas de corôas, destacando-se as enviadas pelo governo municipal de Caxias, pelo Instituto Rio-Grandense do Vinho, pela Sociedade Vinicola Riograndense, por outros estabelecimentos e por familias de destaque na sociedade caxiense. Grande foi, tambem, o numero de cartas, fonogramas e telegramas, de varios pontos do Estado, enviando á familia Pierucini expressivas condolencias.

A encomendação do corpo se realizou na Catedral Diocesana, seguindo o féretro, após, para o cemiterio local.

Em nome da Prefeitura Municipal e da classe vinicola, falou o dr. Olmiro de Azevedo.

Os actos funebres tiveram grande acompanhamento."

Fonte: A E'POCA (Caxias do Sul/RS), 02 de Outubro de 1938, pág. 01

Leonarda Canepa


"Registro mortuario

Hontem foi recebido telegramma de Itaquy, annunciando o fallecimento da exm. sra. d. Leonarda Canepa, sogra do nosso amigo José Evaristo Teixeira, a quem apresentamos os nossos pezames.

(...)"

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 09 de Novembro de 1891, pág. 01, col. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...