sábado, 23 de dezembro de 2017

Lenda do Bolo-Rei


"O Bolo-Rei é o bolo tradicional natalício português por excelência. A sua origem tem várias raízes. A ideia de um bolo misturado com fruta cristalizada terá surgido na corte do rei luís XIV, em França, que com os tempos foi-se espalhando pelo resto da Europa. Chegada a Portugal a receita foi adaptada, adquiriu a forma com que é vendido atualmente e passou a ser associado à época natalícia. A introdução da fava vem no tempo dos Romanos, em que era costume durante as festividades eleger-se o 'rei da festa' colocando-se uma fava num bolo. Já a introdução do brinde como recompensa (ficando o perdedor com a fava) é uma criação portuguesa, embora este costume tenha sido, à uns anos, passado a ser proibido por apresentar risco de sufoco, sobretudo para as crianças.

Apesar do nome 'Bolo-Rei' não vir, como erroneamente se pensa, do dia de Reis - a nomenclatura 'Rei' é apenas uma indicação da riqueza dos ingredientes com que é feito, tornando-o no bolo 'maior' das festividades - isso não impediu a tradição oral de o associar aos Reis Magos, havendo inclusive uma lenda portuguesa que lhes atribui a origem do bolo e lhe dá simbologia. Segue-se a história:

Conta a lenda que num país distante viviam três homens sábios que analisavam e estudavam as estrelas e o céu. Estes homens sábios chamavam-se Gaspar, Melchior e Baltazar, a que a tradição deu a nomeação de 'três Reis Magos'.

Numa noite, ao analisarem o céu, viram uma nova estrela, muito mais brilhante que as restantes, que se movia pelo céu, e interpretaram-na como um aviso de que o filho de Deus nascera. Resolvidos a segui-la, levaram consigo três presentes: incenso, ouro e mirra, para poder presentear o Messias recém-nascido.

Chegados à cidade de Belém, já perto da gruta onde estava o menino Jesus, os Reis Magos depararam-se com um dilema: Qual deles teria o privilégio de oferecer primeiro o seu presente? Esta pergunta gerou a discussão entre os três.

Um artesão que por ali passava ouviu a conversa e propôs uma solução para o problema de maneira a ficarem todos satisfeitos. Pediu à sua mulher que fizessem um bolo e que na massa colocasse uma fava.

Mas a mulher não se limitou a fazer um simples bolos e arranjou forma de ali representar os presentes que os três homens levavam. Desta forma fez um bolo cuja côdea dourada simbolizava o ouro, as frutas cristalizadas simbolizavam a mirra e o açúcar de polvilhar simbolizava o incenso.

Depois de cozido o bolo foi repartido em três partes e aquele a quem saiu a fava foi efetivamente o primeiro a oferecer os presentes ao menino Jesus."

Fonte: VÁRIOS AUTORES. Contos de Natal Portugueses. Coletânea de Histórias, Textos, Lendas e Poemas. Lisboa: Luso Livros, 2015, p. 26-28.

Receita de Bolo-rei

Ingredientes
130 gramas de açúcar
130 gramas de manteiga
15 gramas de fermento biológico
2 colheres de sopa de aguardente velha (espécie de aguardente de uva armazenada em barris de carvalho)
2 colheres de sopa do vinho do Porto
200 mililitros de leite
3 ovos
500 gramas de farinha
Amêndoas o quanto bastar
Frutas cristalizadas o quanto bastar
Nozes o quanto bastar
Pinhões o quanto bastar
Açúcar em pó (opcional)

Preparo:
Dissolva o fermento num pouco de leite e acrescente a farinha. Junte todos os ingredientes, exceto as frutas cristalizadas e os frutos secos, e amasse bem. Quando a massa começar a fazer bolhas, junte as frutas cristalizadas e os frutos secos.

Estenda a massa em forma de rosca, colocando-a num recipiente redondo, vazado no meio, previamente untado. Deixe repousar durante três horas.

No momento de ir ao forno, pincele por cima com gema de ovo e acrescente algumas frutas cristalizadas. Asse em forno médio até dourar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...