quarta-feira, 21 de junho de 2006

Capão do Leão em 1910 - Parte 2

Trecho complementar extraído de A Opinião Pública de 03 de fevereiro de 1910, página 1, colunas 1-2. São informações importantíssimas:
O municipio de Pelotas
Sua prosperidade e riqueza
Capítulo VIII

Dentro do perimetro do povoado do Capão do Leão, segundo estatística organizada pelo capitão Guilherme Bormann, existem 189 habitações, das quaes 93 são cazas de material cobertas de telha em sua grande maioria vivenda, elegantes, confortaveis, de solida construcção possuindo junto jardins caprichosos e pomares bem cuidados, e 96 casas de taipa, cobertas de capim e telha de zinco.
As emprezas telephonicas Sul Rio-Grandense e União têm centros ali, com 33 assignantes effectivos.
A população fixa no logar, de residencia permanente, compõe-se de 709 pessôas, contando-se nesse número 234 homens, 192 mulheres e 283 crianças de edade inferior a 15 annos.
A mortalidade media tem sido de 2 pessoas por anno.
O capitão Bormann, guiando-se por um thermometro Reaumur, de que desde annos consigna observações diarias da temperatura local, tem registrado como minima no verão 18 graus; media 22 graus e maxima 36 graus; no inverno minima 2 graus abaixo de zero, media 10 graus e máxima 36 graus.
Existe uma aula publica estadual para meninos e meninas com frequencia mensal de 52 alumnos e uma particular com 8 alumnos.
Acha-se ahi localisado o 5. posto da policia administrativa, com um commisario, um ajudante, um auxiliar e o effectivo de seis praças.
Na principal avenida do povoado foi erecta uma capella, sob a invocação de Santa Tecla, dependente da parochia da cidade, e encontra-se em outra avenida um templo maçonico.
De 6 pedreiras existentes, acham-se 4 em exploração, dando serviço a 48 canteiros, que preparam a pedra bruta, o parallelepipedo, o moirão, a soleira, a cantaria, desde o trabalho commum ao ponteado fino.
Nas casas de commercio contam-se 4 de seccos, molhados, fumos e bebidas, 4 outras que com generos da mesma natureza possúem sortimento de fazendas, ferragens, louças, chapéos e calçado, 1 depósito de madeiras, 2 de cal, 5 de lenha, carvão e ovos, 1 oleria, 1 barbearia, 1 padaria, 2 açougues, 1 tambo*, 1 tamancaria, 1 officina de mechanica, 1 hotel, 1 casa de café, 1 pharmacia e 1 gabinete dentario.
Sobre o curso superior do mesmo arroio S.Thomé, em varzedos de fácil irrigação, encontram-se as plantações de arroz dos Srs. Dr. José Brusque e Delphim da Silva, collocadas á margem direita, e a do tenente-coronel José Luiz Brisolara á esquerda.
É, pois, o Capão do Leão um dos mais decisivos factores do progresso pelotense, viveiro futuroso da produção e de riqueza.
(...)
*Tambo: muito provavelmente leitaria, segundo o Novo Dicionário Enciclopédico Brasileiro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...