segunda-feira, 12 de julho de 2021

Nicoláu Villagra



"Em Pelotas falleceram d. Alexandrina Gloria dos Santos, viuva e antiga moradora d'aquella cidade, e o nosso co-religionario Domingos Pires Bueno, morador na Serra dos Tapes, onde possuía uma fazenda.

O finado exerceu varias commissões do partido republicano, tendo estado em armas desde 17 de junho de 92, com a graduação de capitão das forças patrioticas.

Era chefe de numerosa família e succumbiu aos 52 annos de idade.

✤✤✤✤✤

Finaram-se no Rio Grande d. Adelia Rezende da Silva, esposa do cidadão José Francisco da Silva e o joven Leonel de Souza Moraes, contando 20 annos de idade.

✤✤✤✤✤

Em Jaguarão cessou de viver o capitão Nicoláu Villagra, que fazia parte das forças do tenente-coronel José Apparicio Nunes."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 30 de Maio de 1894, pág. 02, col. 02

Cypriana Antonia da Silva Azevedo



"Deu-se hoje nesta cidade o fallecimento da veneranda senhora d. Cypriana Antonia da Silva Azevedo, pertencente a uma das antigas familias desta capital e progenitora dos cidadãos Alfredo Augusto de Azevedo e José Joaquim da Silva Azevedo.

As cerimonias do sepultamento terão logar amanhã, saindo o feretro da casa mortuaria, á rua Dr. Flôres canto da travessa 2 de Fevereiro, ás 8 1/2 horas do dia para a egreja Cathedral, onde, ás 9 horas, se realisará a encommendação.

Aos parentes da finada apresentamos nossos pezames.

*****

Falleceu em Uruguayana no dia 10 do corrente, contando mais de noventa annos de edade, a respeitavel sra. d. Barbara de Menezes Portugal, mãe do coronel Francisco Portugal, Gabriel Portugal, baroneza de Ijuhy e avó do nosso amigo Adolpho Menezes, digno deputado estadual.

Aos parentes da veneranda morta apresentamos nossas condolencias.

*****

Em Pelotas falleceu a sra. d. Genunina Govea Fernandes, esposa do sr. Pedro Ignacio Fernandes."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 23 de Agosto de 1899, pág. 02, col. 05





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...