terça-feira, 23 de novembro de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 52

 



1276. Górka - sobrenome toponímico relativo a Górka, nome de lugar verificado nos antigos condados de Wielun, Sieradz, Koni, Slupecki, Lask, Noworadom, Miechowski, Luków, Lubartowski, Siauliai, Slucki, Brzeski, Tarnobrzeg, Rzeszowski, Cracóvia, Zywiec, Swieccki, Koscian, Obornicki, Krotoszynski, Wyrzyski, Poznan, Krobski, Gdansk, Pszczyna e Pradnik.

1277. Górnicki, Górnowski - sobrenome toponímico referente a uma série de locais na Polônia que repetem as denominações Górne, Górna, Górnika, Górnik e Górniki. Pode entretanto tão somente significa montanhês, morador da montanha.

1278. Górski - sobrenome metonímico que significa montanhês, morador da montanha. Tem correspondência com o item anterior.

1279. Grabalski - sobrenome que significa lugar de árvores decíduas, local de árvores caducifólias. Isto é, local de árvores que perdem suas folhas no outono, formando uma camada vegetal no solo por vezes muito densa. Por extensão, pode ser um toponímico direto ou uma forma geral para designar um habitante deste tipo de local.

1280. Grabowski - sobrenome toponímico relativo aos nomes de lugar Grabow, Grabowo e Grabów. Em conjunto, correspondem a três denominações na Alemanha, dez atuais na Polônia, sete extintas na Polônia, sete na Ucrânia, uma na Estônia, uma na Lituânia, uma na Bielorrússia, uma na República Tcheca.

1281. Grabski - sobrenome toponímico relacionado a Grabie - nome de nove aldeias ainda existentes e uma extinta na Polônia. Também pode ser um metonímico que significa ancinho, por extensão, camponês, agricultor.

1282. Grad - sobrenome patronímico do nome polaco Grad. Ou também um patronímico dos nomes polacos antigos Gardek, Gardosz ou Gardota.

1283. Gradowski - sobrenome toponímico relativo aos seguintes locais: a aldeia de Gradów, no antigo condado de Sochaczew; a aldeia de Gradowo, no antigo condado de Nieszawa; a aldeia de Gradowice, no antigo condado de Bochnia. Também pode ter o sentido metonímico de graduado - num contexto específico eslavo medieval, o músico de um coro regular.

1284. Graf - se derivado do alemão antigo corresponde a cavaleiro; se derivado do eslavo ocidental antigo corresponde a guarda, zelador de um propriedade.

1285. Graff - sobrenome metonímico alemão que significa cavaleiro, nobre de uma ordem de cavalaria.

1286. Grajny - sobrenome metonímico que significa bravo ou hábil (alusão a uma habilidade militar).

1287. Grajoszek - sobrenome metonímico que pode ser usado para músico, mas também para cantor, poeta, trovador, menestrel, declamador.

1288. Gral - sobrenome metonímico de mesmo significado do item anterior. Como toponímico pode se referir à vila de Grale, no antigo povoado de Ostroleka.

1289. Grala - idêntico significado metonímico dos itens 1288 e 1289. Também um toponímico relativo a Grale, no antigo povoado de Ostroleka; ou à aldeia de Grala, no antigo condado de Siedlce.

1290. Gralka - mesmo significado do item 1287.

1291. Gramatyka - sobrenome metonímico que designa um professor de linguagem de segunda etapa em escolas antigas ou universidades do Leste Europeu. 

1292. Grambowski - sobrenome toponímico relativo a Grębów, uma vila no antigo condado de Tarnobrzeg.

1293. Granica - sobrenome metonímico que significa fronteira, limite, borda. Designa o morador de um local com essa característica.

1294. Granosik - sobrenome com várias bases etimológicas potenciais: um músico; crista; espécie de boi com pelo espinhoso; também borda, fronteira; uma espécie de trança em que são armazenados determinados grãos de cereais; trança de frutas secas acomodados em casa ou na despensa para o inverno.

1295. Grapa - sobrenome com sentido topográfico que corresponde a morro, lugar íngreme e rochoso, penhasco. Em menor possibilidade, também usado para pequeno bosque ou matagal, e ainda, ilha de vegetação espessa num rio ou lago.

1296. Grasela, Grasza - sobrenome metonímico que significa risonho, feliz, alegre.

1297. Gratowski - sobrenome toponímico relativo a Gratka (nome alemão Gradtken), lugar histórico na voivodia da Vármia.

1298. Graul - sobrenome metonímico derivado do antigo substantivo alemão graulis que significa acizentado (referência à cor dos cabelos). Pode ainda ter o sentido metafórico de tímido ou velho.

1299. Grauman - sobrenome metonímico com significados idênticos ao item anterior, porém mais usado para homem velho, ancião.

1300. Graw - sobrenome patronímico do nome curto Graw, que provém de Grawilo - forma do nome Gabriel em várias línguas da Península Balcânica. Pode ainda ser uma referência a fosso, trincheira, vala. Por fim, também se inter-relaciona aos significados do item 1298. Gravie (latim Gravius) era também o antigo presidente de uma corte qualquer, seja ela em âmbito real ou senhorial.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...