quarta-feira, 24 de junho de 2020

Sobrenome Porto


"PORTO - Sobrenome português toponímico, diretamente associado à importante cidade portuguesa homônima."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 03 de Dezembro de 1993, pág. 12

Sobrenome Lara


"LARA - Sobrenome de origem espanhola. Os Lara da Espanha tiveram origem em um filho do Rei de Leão, que ergueu o castelo de Lara. Todos os titulares dessa família sempre tiveram o título de Conde. O primeiro deles foi Dom Pedro de Lara, que viveu entre os anos de 1037 e 1065, aos tempos de Dom Fernando I de Castela. A lenda dos Sete Infantes de Lara se refere a eles. A tentativa de salvação do pai, da parte dos jovens, deu margem a um ciclo de poemas, poesias e romances. Etimologicamente, Lara provém do latim 'Lara', nome de uma ninfa do Tibre, da qual se originaram os deuses 'Lares', protetores domésticos. 

Sobre a origem de Lara também existem outras versões."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 05 de Junho de 1993, pág. 03

Sobrenome Cortes


"CORTES - Etimologicamente, do latim 'cohors'. Paço ou residência do soberano. Pode ter-se originado do fato do portador residir nas vizinhanças da Corte, ou, então, do palácio em que funcionaram as Cortes - antiquíssima instituição da Península Ibérica.

CORTÊS - Cortesão, delicado, que tem polidez e educação. Vinculado ao termo latino 'cohors'.

CORTESÃO - De cortês, que, por sua vez, vem de 'cohors'. Palaciano, homem da corte real.

Personalidades: Armando Zuzarte Cortesão, historiador e engenheiro agrônomo português, nascido em 1891; Jaime Zuzarte Cortesão, médico e escritor português, nascido em 1884."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 23 de Julho de 1991, pág. 02

Claudina Maria Gomes de Almeida


"Registro mortuario

Falleceram em Pelotas: d. Claudina Maria Gomes de Almeida, de 28 annos de idade, esposa do sr. Manoel Soares de Almeida; e o cidadão José Ribeiro da Costa, casado, de 55 annos de idade e natural de Santa Catharina."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Maio de 1892, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...