sexta-feira, 10 de julho de 2015

"Figueira" Assombrada da Vila Gabriela Gastal

Árvore antiga e talvez centenária num campo da Vila Gabriela Gastal, nas proximidades da rua Alexandre Gastaud. Os moradores antigos do local contam que é uma "figueira assombrada" que é cercada de mistérios. Verdadeiramente, a dita "figueira" é na verdade uma árvore conhecida como orelha-de-macaco, timbaúva ou tamboril (Enterolobium contortisiliquum).

Conta a lenda da "figueira assombrada" que, em noites de lua cheia, uma moça vestida de branco aparece no local num choro compulsivo e lamurioso. A moça era moradora de um sítio da região que era namorada de um rapaz também dos arredores. Posteriormente, a tal moça conheceu outro rapaz e acabou se apaixonando por ele. O antigo namorado da moça não aceitou o fim do relacionamento e vingou-se assassinando o novo namorado da moça. A moça inconformada com o trágico desfecho do triângulo amoroso, teria se suicidado na dita "figueira" e, desde então, passado a assombrar o local.

Localidades de Capão do Leão e arredores no século XIX segundo a obra de Domingos de Araújo e Silva

Trecho extraído de: ARAÚJO E SILVA, Domingos. Diccionario historico e geographico da provincia de São Pedro do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Eduardo & Henrique Laemmert, 1865.

"BOQUETE. (Nossa Senhora da Conceição do - ). Pequena freguezia do municipio de Pelotas creada em 11 de Dezembro de 1830; existe nella uma escola de instrucção primaria para o sexo masculino creada pela Lei Provincial n.127 de 22 de Março de 1848." (p. 11)

"MINUANOS. Nação indigena que outr'ora habitava as margens septentrionaes e occidentaes das lagôas dos Patos e Mirim, e que, quando os Portuguezes começárão a estabelecer-se na provincia, forão occupar as dos rios Batovi, Cacequey e Vaccacahy, e hoje errão pela Serra Geral." (p. 57)

"MOREIRA ou FRAGATA. (Arroio do - ). Nasce na vertente oriental da Serra dos Tapes, e faz barra na margem occidental do rio S. Gonçalo." (p. 62)

"PAVÃO. (Serra do - ). Ramificação da Serra dos Tapes que demora junto á cidade de Pelotas, e segue uma direcção parallela á do rio S. Gonçalo." (p. 70)

"PAVÃO. (Rio). Nasce na serra do Padre Doutor no municipio de Pelotas, ao sul da Serra do Pavão, e lança-se no rio S. Gonçalo." (p. 70)

"PEDRAS. (Arroio das - ). Nasce na Serra de Santa Thecla, divide o municipio de Pelotas do de Piratiny, e precipita-se no rio Camaquam-Chico." (p. 70)

"PEDRO SEGUNDO. Colonia fundada em 1853 com 100 habitantes, e situada na margem do arroio S. Thomé a duas legoas da cidade de Pelotas; hoje pode ser considerada extincta por existir apenas cinco familias, sendo isto devido ao máo terreno em que foi plantada." (p. 71)

"S. THOMÉ. (Arroio de - ). Pequeno arroio tributario do rio S. Gonçalo, tendo a fóz junto a cidade de Pelotas; sobre sua margem descansa a decadente colonia de Pedro II." (p. 175)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...