segunda-feira, 25 de junho de 2018

I Semana do Poeta Leonense


Ocorre entre 02 e 06 de julho do corrente ano, a primeira edição da "Semana do Poeta Leonense", com várias atividades voltadas à valorização da poesia e literatura locais. 

Segue a programação:

De 02 a 06 de Julho - Exposição de Varais Poéticos
Locais: Casa de Cultura, Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão, Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura Municipal, Banrisul - agência centro, Centro de Referência da Juventude (bairro Jardim América) e sede da ONG Semear (bairro Jardim América).

De 03 a 05 de Julho - Exposição de Obras de Poetas Leonenses
Local: Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão (das 8h às 14h).

05 de Julho - Entrega da Comenda Florisbelo Garcia Barcellos à família do patrono.
Local: Câmara Municipal de Vereadores (10 horas).

05 de Julho - Inauguração da Pedra Fundamental em homenagem ao Dia do Poeta Leonense
Local: Instituto Histórico e Geográfico do Capão do Leão (15 horas).

Henrique Dias


"Patriota brasileiro do século XVII. Era filho de escravos libertos. Quando da invasão holandesa ofereceu-se para lutar e o fez sob o comando de Matias de Albuquerque, tendo participado de todas as ações de guerra, até a expulsão do invasor, em 1654: na Batalha dos Guararapes teve de amputar metade do braço esquerdo, mas nem por isso abandonou o campo de luta. Herói de ambas as Batalhas dos Guararapes e de Porto Calvo (foi quem decidiu a vitória luso-brasileira nessa batalha), além de perder a metade do braço esquerdo foi ferido gravemente oito vezes. Entre outras honrarias, recebeu a patente de cabo, o foro de fidalgo e o cargo de governador dos crioulos, negros e mulatos do Brasil, com o soldo de 40 cruzados."

Fonte: Dicionário Cívico-Histórico Brasileiro, 1980.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...