terça-feira, 21 de março de 2023

João Baptista de Oliveira



"Ante-hontem falleceu n'esta capital o cidadão João Baptista de Oliveira, funccionario do telegrapho nacional como adjunto.

✤✤✤✤✤

Em Belém, districto d'esta capital, finou-se segunda-feira ultima o cidadão Luiz Teixeira da Silva, contemporaneo da revolução rio-grandense de 1835, em que tomou parte.

✤✤✤✤✤

Falleceu em Caxias o cirurgião dentista Affonso H. de Moura, outr'ora estabelecido com gabinete dentario n'esta capital.

✤✤✤✤✤

Sabe-se por communicação telegraphica ter fallecido em Pelotas d. Senhorinha Aragão."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 05 de Abril de 1894, pág. 02, col. 05

João Baptista Ferreira de Azevedo Junior



"Realisaram-se, hoje, as ceremonias funebres do sepultamento do nosso mallogrado amigo e prestante cidadão João Baptista Ferreira de Azevedo Junior, conspicuo representante do alto commercio d'esta capital.

O alto apreço em que era tido o finado ficou hoje evidenciado na expressiva magoa que affluiu ao extraordinario numero de amigos que compareceram á casa mortuaria e á egreja dos Passos.

Extensa, interminavel fila de carros, não bastou para transportar o extraordinario numero de cidadãos que foram prestar as derradeiras homenagens ao morto querido. Póde-se dizer que o commercio em peso de Porto Alegre esteve presente.

A Federação não comportaria a menção nominal dos que não faltaram ao doloroso e devido tributo de estima.

A pequena capella dos Passos tornou-se acanhada para conter tão numeroso concurso de pessoas, espalhando-se estas pelo adro fronteiro, aguardando a saída do feretro, após a encommendação.

O que de mais distincto e saliente possue a sociedade porto-alegrense ali vimos representado.

Membros eminentes do commercio, em enorme numero, advogados, funccionarios publicos, representantes da imprensa e de todas as classes sociaes ali eram vistos.

Estiveram presentes tambem: desembargados Borges de Medeiros, presidente do Estado, acompanhado de seu official de gabinete, tenente-coronel Aurelio de Bittencourt e ajudante de ordens, capitão Francisco Pedro; dr. Julio de Castilhos, drs. Pereira Parobé, Montaury, Possidonio, coronel Salustiano, commandante da guarnição federal, coronel José Carlos Pinto, presidente e membros da Praça do Commercio, presidente e membros do Conselho Municipal, funccionarios, inclusive redactores d'A Federação e representantes da imprensa.

O feretro estava coberto por innumeras e riquíssimas corôas, bem como o carro funebre."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 02 de Agosto de 1899, pág. 02, col. 04-05
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...