quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

José Gonçalves Chaves


Por Fernando Osório

"Nasceu, nesta Cidade (nota nossa: Pelotas), em 9 de abril de 1865. Era filho do Dr. Antonio José Gonçalves Chaves e D. Marcolina Chaves Leivas. Formou-se em Engenharia Civil, no Rio de Janeiro, em 1888. Filiara-se à propaganda republicana do período anterior à proclamação.

Fêz parte, em 1883, da Sociedade Abolicionista Sul-Rio-Grandense; em 1885, do Clube Republicano Rio-Grandense; em 1886, da 'Revista Federal'; em 1887, do Congresso Acadêmico; em 1888, do Centro Republicano da Escola Politécnica; em 1889, da 'Gazeta Nacional', tendo sido também um dos fundadores de 'A Federação'.

Foi engenheiro fiscal da extinta Estrada de Ferro Southern. Ao falecer (28 de outubro de 1907) desempenhava os cargos de presidente da Sociedade Agrícola Pastoril do Rio Grande do Sul, diretor da sociedade Minas de Cobre de Camaquã, presidente da Associação Comercial e diretor da Companhia Rio-Grandense de Iluminação a Gás. Era também deputado estadual e membro da Comissão Executiva do Partido Republicano. Como engenheiro fiscal da Southern prestou grandes serviços ao Govêrno legal durante a revolução de 1893-4. Entre outros, a êle deve-se a presteza com que as fôrças do Gal. Telles desceram de Bagé para defender a cidade do Rio Grande ameaçada pelo Almirante Custodio de Mello. Disfarçado de trabalhador ia dirigir as obras de reconstrução de vários trechos da linha destruída pelos revoltosos, porque os engenheiros estrangeiros abandonavam seus postos; por várias vêzes conversou e foi interrogado por chefes de Fôrças contrárias. Mereceu do Govêrno do Mal. Floriano as honras de tenente-coronel honorário do Exército."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...