segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Sobrenome Leitzke



LEITZKE - sobrenome bem complexo, mas achei três possíveis explicações para ele. Primeiro, a partícula -ke no final já indica que ele é da área pomerana. Segundo, Leitzke quer dizer "filho de Letz" ou "filho de Leitz". Letz ou Leitz é um nome curto que existiu na área do baixo-alemão até aproximadamente o século XVIII, depois caiu em desuso, que por sua vez, é derivado de um nome medieval mais antigo ainda que é "Letzius" ou "Lezius", que também por sua vez é uma derivação do nome latino Alexius (Alexio ou Alex em português). Isso encontrei vasculhando o Ahnenforschung.

Porém, tem uma outra explicação sustentada pelos genealogistas Hans Bahlow e Christian Brechenmacher que, digamos assim, é mais crua: Leizke seria relacionado ao termo do alto alemão medieval "letze" que quer dizer "pateta, tolo".

A terceira explicação sustenta (sem entrar em desacordo com as duas outras, apenas colocando como outra possibilidade) que Leitzke pode se referir a alguém que nasceu na aldeia de Leitzkau, município de Gommern, distrito de Jerichower, Saxônia-Anhalt, Alemanha. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...