domingo, 9 de julho de 2023

Sobrenome Klier

 



Sobrenome metonímico derivado do verbo glüher do alto alemão que significava brilhar, dar brilho, abrilhantar, ou mesmo endurecer, em referência ao trabalho que se faz em metalurgia. Corresponde a um tipo de ferreiro ocupado com polimento e acabamento de armas e objetos.

Fonte: Onomastik.

Sobrenome Beeskow

 



BEESKOW - sobrenome toponímico diretamente relacionado à cidade de Beeskow, no distrito de Oder-Spree, no estado alemão de Brandemburgo. Etimologicamente é resultado da união dos termos medievais bez que significa sabugueiro (gênero Sambucus) e ow que significa terra, área, domínio, propriedade, sendo um termo genérico para indicar lugar.

BEZKOW, BEEZKOW são variantes inteiramente relacionadas, provindas da língua sorábia. BESKOW na maior parte dos casos, mas também pode ser um toponímico vinculado à aldeia de Besko (nome alemão Beskow), no distrito de Sanocki, na voivodia polonesa da Subcarpácia.

Sobrenomes Prussianos 01 - Sobrenome Zwirkslies

 



Sobrenome originário da Prússia Oriental, proveniente do vocábulo prussiano-lituano žvirke que significa pássaro afetuoso ou literalmente "pombo que ri". Tende a ser um metonímico.

Variantes: SCHWIRKSCHLIES, SCHWIRKSCHLUSS, SCHWIRKSLIES, SCHWIRSCHLIES, SWIRGSZLYS, SWIRGSSZLYS, SWIRKSLYS, SZWIRKLIES, SZWIRKSLATE, SZWIRKSLIES, SZWIRKSLYS, SZWIRKSZLATE, SZWIRKSZLIES.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...