quinta-feira, 1 de agosto de 2019

A caverna de Mundo Novo


"S. PEDRO DO RIO-GRANDE

Refere-se o Rio-Grandense de 9 do corrente:

<< Na margem esquerda do Rio da Ilha, quasi defronte do Mundo-Novo, existe nas immediações da fazenda do Dr. Brito uma grande e curiosa caverna, encravada n'um immenso paredão de rochedos.

<< Esta caverna, de difficil accesso, continha, quando foi descoberta, uma grande quantidade de esqueletos de homens, mulheres e crianças nas mais variadas posições, cujos ossos ainda hoje ahi existem.

<< É fôra de duvida que a caverna servia outr'ora de lugar de sepultura aos bugres que ha trinta annos ainda povoavam aquellas regiões.

<< Descoberta a caverna, entrou em scena a superstição. Os ossos ahi existentes a desafiaram e os camponezes da visinhança começaram a frequentar a caverna com religioso respeito.

<< Hoje existem nella um altar de pedra, diversas imagens de santos, e os ossos têem sido verdadeiramente adorados. A caverna é tida e havida por milagrosa, nella se rezam terços e o povo da visinhança já sabe contar milagres operados pelos milagrosos ossos... de bugres.

<< Porque cumpre-nos accrescentar que visitantes menos supersticiosos tiraram ha pouco tempo parte dos ossos e subjeitaram-nos aqui a um exame que poz em evidencia a sua procedencia."

Fonte: ILLUSTRAÇÃO BRASILEIRA (Rio de Janeiro/RJ), número 08, 15 de Outubro de 1876, pág. 122
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...