terça-feira, 3 de outubro de 2017

Histórias Curiosas LVII


Fonte: NERY, Sebastião. Folclore político, 3. Rio de Janeiro: Record, 1978, p. 49.

"Borges de Medeiros acabava de disputar a presidência do Estado (antes de 1930 não era governador, era presidente) pela quinta vez. Apesar do bico de pena, das atas falsas, da fraude, não dava para ganhar. E o velho oligarca lá no palácio, inabalável como uma coluna romana.

Getúlio Vargas, Flores da Cunha e Osvaldo Aranha sentiram que daquela vez não havia como falsear mais o resultado das urnas, foram em comissão conversar com Borges para convencê-lo a reconhecer a derrota e a aceitar a hora da aposentadoria. Getúlio seria o porta-voz do partido. Chegam lá, cumprimentam-no, sentam-se, Getúlio está inseguro:

- Dr. Borges, estamos aqui numa missão difícil, mas convencidos de que prestando um grande serviço ao Rio Grande e ao país...

- Já sei. Vocês vieram me comunicar que mais uma vez me pesa sobre os ombros a árdua missão de governar o Rio Grande do Sul. Como é um encargo e não apenas um cargo, aceito. Quando é a posse?

Getúlio olhou Osvaldo e Flores, acabou a frase:

- É isso mesmo, Dr. Borges. O Rio Grande se orgulha de ser comandado mais cinco anos pelo seu grande líder. Esta é a vontade do povo.

Borges de Medeiros foi dormir em paz com o Poder e com a vontade do povo. Como um vice-líder da Arena."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...