quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Sobrenomes Poloneses - Parte 15

 



351. Borowiec - sobrenome metonímico que significa habitante da floresta, guarda-florestal, guarda-de-caça.

352. Borowik - sobrenome metonímico que significa habitante da floresta, guarda-florestal, guarda-de-caça. Também: um cultivador ou extrator de mirtilos; um coletor de cogumelos; um antigo posto militar do século XVI.

353. Borowski - sobrenome toponímico dos nomes de lugar Borowo, Borowe, Borowa, Borów. As quatro denominações em conjunto somam mais que uma centena de topônimos na Polônia.

354. Borowy - sobrenome patronímico do nome Borzyslaw. Ou ainda: sobrenome toponímico dos nomes de lugar Borowo, Borowe, Borowa, Borów. As quatro denominações em conjunto somam mais que uma centena de topônimos na Polônia.

355. Borówka - cultivador ou extrator de mirtilos; coletor de cogumelos; uma espécie de barril feito com madeira de pinheiro-de-riga; uma espécie de joaninha; um tipo de trombeta de caça; uma certa doença de verão que acomete o gado; um variedade de abelhas.

356. Borski - sobrenome toponímico relativo a Borszcz, no condado de Gliwice, na Silésia. Também um toponímico relacionado à cidade de Bora, na Pomerânia. Ou ainda à aldeia de Borszcz, no condado de Kartuzy.

357. Borsuk - sobrenome que significa texugo. Figurativamente: homem de mandíbulas proeminentes. Também um toponímico relacionado ao nome de local Borsuk, verificado nos condados de Krasnystaw, Tomaszów, e Rawa, ou a Borsuka, nos condados de Pultusk, Rzeczyca, Hajsy, Baltyk, Krzemieniec e Siauliai.

358. Boruc, Boruch - sobrenome patronímico dos nomes polacos Borzyslaw ou Borzymir; um metonímico para habitante da floresta, guarda-florestal ou guarda-de-caça; um patronímico do nome judaico Baruch; um toponímico relacionado a Boruch, verificado nos condados antigos de Sochaczew e Rypin, ou a Borucice, no antigo condado de Leczyca, ou também a Borucza, no antigo condado de Radzyminski. A forma boruch designa historicamente uma espécie de avental de lã. Por fim, pode estar associado à palavra ucraniana boruchatyj que significa cabeludo.

359. Boruta - sobrenome patronímico dos nomes polacos Borzyslaw ou Borzymir; um metonímico para habitante da floresta, guarda-florestal ou guarda-de-caça; diabo, diabo velho, ou o mesmo que bastardo, maldoso, espertalhão.

360. Boryn - sobrenome patronímico dos nomes polacos Borzyslaw ou Borzymir; um metonímico para habitante da floresta, guarda-florestal ou guarda-de-caça.

361. Borzecki - sobrenome toponímico relacionado aos seguintes locais: Borzecice, no antigo condado de Krotoszyn; Borzecin, nome de lugar verificado quatro vezes nos antigos condados a seguir: Grójecki, Brzeg, Gdansk, Mielicki; Borzece, no antigo condado de Sieradz; Borzeta, no condado de Myslenice. Também pode ser um patronímico do nome eslavo Bor ou um metonímico que significa habitante da floresta, guarda-florestal ou guarda-caça.

362. Borzym - sobrenome patronímico de Borzym, forma abreviada dos nomes eslavos Borzymir e Borzyslaw. Também pode estar associados aos nomes pessoais arcaicos Bozyciech, Bozydar e Boguchwal. 

363. Borzymowski - sobrenome toponímico relacionado aos nomes de locais Borzymów, Borzymie, Borza, Borzymowice e Borzymowce. Estes cinco topônimos reunidos foram comuns na antiga Polônia e na antiga Prússia, sendo que alguns ainda são encontrados. Também pode ser um patronímico de Borzym (vide item anterior).

364. Borzyszkowski - sobrenome toponímico relacionado à Borzyszkowo, nome de aldeia encontrado nos antigos condados de Wyrzyski e Schluwoky.

365. Bosman - sobrenome metonímico de origem alemã que designa o contramestre, o suboficial do navio.

366. Both, Bott - sobrenome metonímico de origem alemã que designa o mensageiro, oficial medieval que conduzia documentos oficiais de um lugar a outro. Entretanto, o termo também servia para designar um oficial que fazia a supervisão de uma área (seja agrícola ou urbana) em nome de outrem. No caso, poderia tanto indicar o lugar-tenente de um senhor feudal, quanto uma espécie de encarregado de obras públicas de um burgo. O termo tem diversos usos conforme o tempo e o espaço. Também pode ser uma derivação do vocábulo arcaico polaco bot que significa sapato, por extensão, sapateiro.

367. Botnik - sobrenome metonímico que significa sapateiro.

368. Bötz - sobrenome patronímico de origem germânica da forma Bötz, que é um hipocorístico do nome pessoal Burkhardt (=castelo forte).

369. Bownik - pode ser um metonímico que significa menino, jovem, quanto um patronímico do antigo nome germânico Bowo ou Buobo, que embora sendo nome pessoal tem o mesmo significado.

370. Bozenko - sobrenome patronímico dos nomes pessoais arcaicos eslavos Bozyciech, Bozydar e Boguchwal.

371. Bozanecki - sobrenome patronímico dos nome pessoais polacos Bozanki e Bozan (ambos significam dado por Deus, graça divina).

372. Bozek - sobrenome patronímico dos nomes pessoais arcaicos eslavos Bozyciech, Bozydar e Boguchwal. Também pode ter um aspecto metonímico e significa piedoso, bem como ser um toponímico direto relacionado a Bozek, aldeia no antigo condado de Konstantynów.

373. Bozentka, Bozetka, Bozenko, Bozeniek - significa dom de Deus, graça divina, dado por Deus. Tanto no período pagão, quanto no processo de cristianização, o nome era dado a um recém-nascido com a intenção de lhe fornecer proteção divina. 

374. Bozewicz - sobrenome patronímico dos nomes pessoais arcaicos eslavos Bozyciech, Bozydar e Boguchwal. Também pode ser um toponímico relativo a Boze, nome de duas aldeias, uma em Kozienicki, outra em Zadzbourski, bem como a Bozek, no antigo condado de Starokonstantynów. Não se exclui a possibilidade de estar vinculado ao item anterior.

375. Bozym -  sobrenome patronímico de Borzym, forma abreviada dos nomes eslavos Borzymir e Borzyslaw. Também pode estar associados aos nomes pessoais arcaicos Bozyciech, Bozydar e Boguchwal. Consulte também o item 362.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...