sábado, 6 de março de 2021

Conto do vigário



"Conto do vigario

O subdito italiano Tommazo Salet, morador em Caxias e de passagem por esta capital para a colonia Guarany, foi ante-hontem victima de um conto do vigario, por meio do qual roubaram-lhe a quantia de dois contos de reis.

Tommazo Salet reside, temporariamente, á rua Vigario José Ignacio n. 34.

Sabbado, pelas 4 horas da tarde, saiu de casa e logo encontrou-se com um individuo, elegantemente vestido. Este approximou-se de Salet e travou conversação.

Salet, attrahido pela apparencia correcta do tal individuo, nada desconfiou e, alimentando a conversa, dirigiram-se ambos para a rua Duque de Caxias, dizendo o desconhecido ser empregado do Banco da Provincia, nesta capital.

Salet diz que esse individuo pareceu-lhe ser de sua nacionalidade.

Caminhavam pela rua Duque de Caxias, quando appareceu outro individuo, parecendo tambem ser italiano. Approximou-se dos dois primeiros, e disse-lhes que procurava um dr., para entregar-lhe a quantia de.......... 12:000$000.

Dirigindo a palavra a Salet, disse que vinha de Santa Catharina e que trazia aquelle dinheiro (n'esse momento tirou do bolso e mostrou a Salet um pacote, dizendo ter ali os doze contos) para entregar ao dr. que procurava.

Disse mais que dez contos eram destinados aos pobres, sendo essa quantia distribuida pelo tal dr., e dois contos para recompensa do serviço prestado pelo encarregado da distribuição dos dez contos de réis, conforme determinára seu pae pelo testamento que deixou.

Como sempre acontece em taes factos, o homem dos doze contos fez vêr a Salet que achava-se receioso com aquelle dinheiro, n'uma cidade como esta.

O individuo que procurava o dr., sabendo que Salet tinha na occasião dois contos de réis, pediu-lhe para que guardasse junto o seu pacote.

Tommazo Salet accedeu ao convite e tirou do bolso os seus dois contos para juntal-os com os doze do individuo desconhecido.

Os leitores já sabem o que se deu: Salet recebeu o pacote, guardou-o no bolso e separou-se, pensando que levava ahi a quantia de 14 contos.

Eram dez horas da noite quando Salet, muito fatigado, recolheu-se ao predio n. 34 da rua do Rosario.

Agarrou o pacote e foi verificar o dinheiro. Avalie-se qual não foi a surpresa de Tommazo ao encontrar, em vez de 14 contos, um pacote com papeis velhos e sujos.

Tommazo Salet foi hoje ao 1o. posto communicar o facto."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 17 de Julho de 1899, pág. 02, col. 03


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...