sexta-feira, 15 de março de 2019

Histórico do Município de Torres/RS


"O Município de Torres possui este nome devido a existência de três grandes rochedos que se estendem a beira-mar: Torre Norte (Morro do Farol), Torre Centro (Morro das Furnas) e Torre Sul (onde se localiza a Praia da Guarita).

Torres é um dos núcleos mais antigos do estado. Era utilizado pelos índios Carijós (Santa Catarina) e Arachanes (Rio Grande do Sul), que em seu comércio de trocas usavam uma picada, costeando os banhados dos sopés internos das torres - começando na Praia Grande e indo até Itapeva.

Em 1500, estas trilhas, abertas em meio a matagais, começaram a ser usadas também por paulistas, compradores de índios, que os levavam a São Paulo como escravos. Era o elo principal entre o resto do Brasil e os núcleos avançados do povoamento português, na Colônia do Sacramento (1679) e no Presídio de Rio Grande (1737).

A região de Torres era inicialmente habitada por indígenas Carijós, que dedicavam-se a pesca e a uma rudimentar agricultura. Por volta de 1531 Pedro Lopes de Souza, navegador português, desembarcou no rio Boipituba (atual rio Mampituba) e fez registros dos indígenas no local.

Em 1766, foram concedidas as primeiras sesmarias nas redondezas de Torres. Manoel Ferreira Porto, fundador de Torres, é nomeado em 1814 alferes da região de Rio Grande e comandante no Presídio de Torres. Em 1824, acontece a inauguração oficial da Igreja São Domingos das Torres, marco inicial do povoamento, construída por prisioneiros junto ao presídio, atual Morro do Farol.

Em 1826 chegaram a Torres os primeiros imigrantes alemães, mandados pelo Visconde de São Leopoldo. Dividiram-se, os protestantes formaram a colônia de Três Forquilhas na encosta do planalto, enquanto que os católicos se instalaram próximo as lagoas do Morro do Farol e Jacaré, formando e construindo a Colônia de São Pedro de Alcântara.

Por volta de 1830 chegaram os imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul fixaram moradia no atual Morro Azul.

Em 21 de maio de 1878, Torres foi elevada a categoria de município através da Lei Provincial no. 1152, dando-se a instalação em 22 de fevereiro de 1879."

Fonte:  ATLÂNTICO (RS), 07 de Setembro de 1998, pág. 04
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...