sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Tradições de Ano Novo na América Latina


O Boneco do Ano Velho

Essa tradição é celebrada na Colômbia, Venezuela, Cuba, Panamá, Argentina (principalmente em La Plata e Buenos Aires) e Equador. Consiste em construir um boneco cheio de palha seca em seu interior que representa a figura de uma pessoa  que se destacou durante o ano ou uma pessoa que se deseja satirizar. À meia-noite, esses bonecos serão incinerados, na crença de que esta é uma forma de se livrar da energia ruim do ano anterior.

Varrer a casa

Em vários países latino-americanos, à meia-noite, as pessoas varrem as casas para se livrar de qualquer energia negativa. Também é uma crença centrada na ideia de expurgar toda ruindade que se fixou na casa durante o ano que se despede.

Andar com malas

Na véspera do Ano Novo, durante as horas que antecedem a meia-noite, as pessoas que querem viajar muito devem andar pelo bairro com malas e bagagens. Em alguns lugares, para que não se pareça um maluco andando de malas na rua sem sentido, as pessoas preferem caminhar em círculos com as malas dentro da própria casa.

Roupa íntima amarela

Para trazer sorte nos próximos 365 dias, pessoas de países como Chile, Colômbia ou Venezuela usam roupas íntimas amarelas. Elas acreditam que a prosperidade está intimamente relacionada à cor amarela. Algumas pessoas também usam uma peça exterior de roupa amarela ou mesmo um detalhe do vestuário na mesma cor. Também há a crença que as roupas íntimas amarelas ganhas de presente são mais eficientes em conseguir aquilo que se deseja no próximo ano. Se além de prosperidade, a pessoa quer ter sucesso no amor, no Chile, a tradição recomenda usar a roupa íntima amarela do avesso.

O vermelho é mais comumente relacionado ao desejo de se ter um novo amor ou manter vivo um relacionamento, principalmente no Brasil e na Argentina. Já no Uruguay, os assuntos amorosos estão mais ligados ao uso de roupas íntimas na cor rosa.

Doze uvas

É uma tradição muito comum na América Latina. As pessoas comem doze uvas e pedem doze desejos. A intenção é ter os doze meses vindouros de muita prosperidade. Na Argentina, é mais comum usarem-se doze passas.

Lentilhas

Costume muito comum em toda a América Latina, que encontra eco também em vários países europeus. O grão é consumido em fartura na forma de diversos pratos, pois segundo a crença as lentilhas trazem prosperidade e abundância.

Velas iluminadas

Um ritual comum de Ano Novo no México é colocar velas brancas ou amarelas em um prato branco cercado por lentilhas, feijão, arroz, milho, farinha e canela. Cada elemento ali presente representa um desejo de sucesso numa área específica  (prosperidade, profissão, amor, etc.). As velas são deixadas para queimar até o fim. Depois de se consumirem, o resto de cera e a os alimentos são coletadas e enterrados na primeira manhã do ano para promover boa sorte e abundância naquela novo ano.

Queimar objetos antigos e quebrados

Este costume aparece em alguns lugares do México, Peru, Nicarágua e Honduras. É muito parecido com o ritual de queimar o "boneco do Ano Velho". As queimas são realizadas ainda na tarde ou início da noite do dia 31 de Dezembro, simbolizando o desejo de se livrar das "coisas velhas" do ano que finda para que as "coisas novas e boas" possam entrar.

Lançar um balde de água

No Uruguay se tem o hábito de atirar na rua um balde cheio de água na rua para limpar o "caminho do ano que começa". O costume também é verificado em Cuba. Em vários outros países também se faz um limpeza geral nas casas antes da hora da virada, para que o lar esteja limpo para o ano novo.

Em Porto Rico, o costume é jogar um copo ou balde de água pela janela como forma de se livrar dos maus espíritos. Em algumas partes da Colômbia, o que vale mesmo é jogar uma panela de água pelo ombro, evitando assim toda a negatividade do ano que termina.

Alasitas bolivianas

Na Bolívia, o ano novo começa no dia 24 de Janeiro, na chamada Fiesta de las Alasitas, donde se invoca o deus indígena Ekeko para pedir desejos. Na forma de pequenos papéis, que são colocados no corpo da estátua da divindade, os devotos esperam com fé que eles se tornam realidade no ano que se inicia.

Ir ao cemitério

Por mais estranho e tétrico que possa parecer, o cemitério municipal de Talca, cidade localizada a 260 quilômetros ao sul de Santiago do Chile, se enche de visitantes na noite do Ano Novo. O costume é verificado também em outras cidades chilenas como Iquique e Valparaíso. Afirma-se que a tradição começou quando os moradores de Talca desejaram em certa ocasião estar com seus entes defuntos na passagem do Ano Novo.

Vestir branco e saltar sete ondas na praia

Costume típico do Brasil e com influência das religiões africanas.

Colocar dinheiro no bolso

Se for em forma de moedas, melhor. É uma tradição ligada à prosperidade e encontra-se arraigada em toda a América Latina. Na Guatemala, a recomendação é um pouco mais específica: não é necessário ser no bolso, mas deve se escolher doze moedas de um centavo, colocá-las com a "cara" numa janela aberta e voltadas para a rua. No Paraguay, o vezo é colocar uma moeda no sapato direito.

A Flor de Santa Lúcia

Diz-se que uma pequena flor roxa e selvagem, conhecida na Costa Rica como Flor de Santa Lúcia, traz muito boa sorte. Encontrando uma, deve-se secá-la e colocar na carteira para ter um ano cheio de prosperidade.

Simpatia da Maçã para o amor

Deixando uma maçã com o nome da pessoa amada ou com o desejo de encontrar uma pessoa no próximo ano para ter um relacionamento amoroso num prato com um pouco de mel e canela em pó em volta é uma tradicional simpatia (ritual) encontrada em muitos locais da América Latina. Num e outro lugar há pequenas variações do ritual, mas a presença da maçã é universal.

Água ou bebida alcoólica para os "santos"

Em Cuba e alguns países caribenhos, logo nos primeiros minutos do novo ano encontra-se a seguinte tradição: num lugar especial da casa se oferecem copos de água ou de uma bebida alcoólica local para os "santos" - isto é, os bons espíritos que auxiliam a paz e a prosperidade daquele lar para que os mesmos garantam as mesmas benesses no ano que se inicia.

Comer carne de porco

Hábito muito arraigado, de alcance universal em todo o continente, devido principalmente à influência ibérica. À carne de porco é creditada que traz progresso em muitos aspectos da vida humana no novo ciclo, pois se diz que o mesmo "fuça para frente".

Tiros de Canhão

Na República Dominicana, além dos tradicionais fogos de artifícios e foguetes, na capital Santo Domingo, o Ano Novo é saudado com tiros de canhão que são efusivamente comemorados pelos habitantes locais. Já em El Salvador conjuntos musicais de címbalos e baixos animam a chegada do Ano Novo com melodias festivas.

Chuva de papel colorido picado

Era uma praxe comum no centro de Buenos Aires até bem pouco atrás.

Decoração com espigas de trigo

No Paraguay e na Bolívia, usam-se espigas de trigo para decorar a mesa da ceia de Ano Novo, bem como decorar a casa de modo geral. A convicção que as espigas de trigo trazem paz e especialmente prosperidade. Melhor ainda que cada pessoa presente tenha uma espiga em mãos à meia-noite e a guarde num lugar especial durante o ano vindouro.


Fontes livremente adaptadas:






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...