sábado, 15 de julho de 2006

Lugares I

Limite dos municípios Capão do Leão/Morro Redondo
Vista da Capela da Buena, rodovia RS 293

Estação da Praça João Gomes em 1884

Estação da Praça João Gomes em Capão do Leão, ano de 1884

Natureza III

Meio-caminho entre a planície e o Cerro dos Graniteiros
Paisagem campestre

Eucaliptos

Desde 2004, o município de Capão do Leão vem sendo sacudido pelas notícias de grandes investimentos que a empresa Votorantim Celulose e Papel (de São Paulo) vem fazendo e pretende fazer na região. A zona sul do estado do Rio Grande do Sul, em particular, vivencia esses acontecimentos com muita intensidade. A região é considerada ideal para o cultivo do eucalipto australiano, por suas condições meteorológicas e edafológicas. O eucalipto australiano é uma das matérias-primas preferidas pela indústria de celulose e papel, para a fabricação do papel branco. Neste sentido, a Votorantim Celulose e Papel está implementando grandes viveiros de mudas de eucalipto na região, com o objetivo de fomentar e incentivar o plantio da espécime entre os pequenos e médios proprietários rurais. Inclusive, na data de 19 de novembro de 2004, foi inaugurada em Capão do Leão, a construção do maior viveiro coberto de mudas de eucalipto do Brasil. Até o final deste ano, a obra deverá estar completa.
Vários produtores rurais leonenses, através do Programa Poupança Florestal, aderiram ao cultivo do eucalipto. Há áreas no município que já foram adquiridos pela empresa e também estão servindo como locais de plantio.
Atualmente, o município vive a expectativa da instalação de uma fábrica de processamento de celulose na região. Há muitas especulações quanto ao local escolhido, o que ainda não foi definido. O facto é que a empresa antecipou a pretensão de instalar sua unidade industrial numa zona triangular que tem como pontos Pelotas-Rio Grande-Arroio Grande. Neste perímetro, em local ainda não revelado, instalar-se-á a fábrica. Capão do Leão tem boas chances.

Fotos Marco de Pedra do Exército II

Vista da planície a partir do Cerro dos Cabritos
no local onde se encontra o Marco de Pedra do Exército

Fotos Marco de Pedra do Exército I



Panorama afastado do Marco de Pedra do Exército

Marco de Pedra do Exército


Várias histórias correntes entre os moradores mais antigos do município remetiam a existência de um marco de pedra antigo, no interior, num local denominado Cerro dos Cabritos. A origem deste marco é confusa devido aos diferentes relatos sobre o monumento. Uns dizem ser da Revolução Farroupilha, outros da época do suicídio de Vargas, outros que seria o marco da passagem de Dom Pedro II em Capão do Leão...

O Grupo Pró-Cultura ciente da importância do marco enquanto patrimônio, averiguou sua localização e procurou encontrá-lo, o que aconteceu recentemente. De fato, o marco de pedra encontra-se no Cerro dos Cabritos, quase no topo deste monte, sobre uma grande pedra basáltica. As inscrições dão como data de sua construção 03 de fevereiro de 1949. Há algumas siglas inscritas que não conseguimos identificar, mas foi sabido que o marco foi erigido pelo Exército Brasileiro e sobre o mesmo havia uma antena que servia para o sistema de comunicações da força armada. Álias, o Exército ainda utiliza o local e arredores para seus treinamentos e constantemente há exercícios na região.
O Cerro recebe este nome por uma razão óbvia. Ao que parece, um antigo criador da região deixou fugir vários cabritos para o cerro, que, não conseguindo recuperá-los, tronaram-se selvagens e procriaram. Em determinada época, o cerro esteve tomado pelos animais. Com o tempo, viraram objetos de caça e diminui-se sua população.

Fazenda da Amizade















Localizada à beira da estrada do Passo das Pedras, a propriedade pertence ao Sr. Edar Ribeiro. Bonito lugar dedicado à pecuária, conserva-se bastante preservado. O Sr. Edar teve o cuidado de proibir a pesca e a caça na fazenda. Há um grande açude (foto) na parte dos fundos da fazenda e a mesma esteve no roteiro cultural da 1. Cavalgada Conhecendo Capão do Leão, realizada em maio de 2006, por iniciativa do C.T.G. Tropeiros do Sul.
A Fazenda da Amizade, além disso, conta com um piquete para realizações de rodeios (foto), junto a este também há um galpão crioulo.
Agradecimentos: Sr. Edar Ribeiro que, muito simpaticamente, permitiu a visita do Grupo Pró-Cultura à sua propriedade.

Passo do Descanso

Situado no distrito do Passo das Pedras, o local apresenta uma natureza exuberante, com vastas campinas, vários capões de mato e uma infinidade de açudes e córregos. Álias, o nome prenuncia a tranqüilidade do lugar. Rincão ainda pouco modificado de nosso município, tornou-se um espaço com clara vocação pecuária. Ao longo da estrada que corta a localidade avistam-se vários cerros que, ao sol do meio-dia, assumem um tom verdejante, extremamente belo aos olhos. Vê-se grandes blocos de grantio basáltico, sendo a região ainda muito explorada por mineradores artesanais. A fauna e a flora, extintas nos arredores da zona urbana, encontram abrigo neste chão. Aves, insetos, mamíferos, árvores selvagens e pequenas plantas rasteiras podem ser encontrados nos caminhos e trilhas. Lamenta-se, contudo, que muitos campistas sem consciência visitem as matas e deixem como recordação de sua estada, o lixo pessoal.
De qualquer forma, o Passo do Descanso é um atrativo natural de Capão do Leão e merece ser visitado e respeitado. O nome do lugar deriva do fato de ali existir um "passo" no qual os tropeiros descansavam com suas tropas de gado vacum, antes de dirigirem-se ao núcleo charqueador de Pelotas. A denominação aparece já no século XIX, em documentos de 1851 e 1877. Aparecem nos documentos também as variações: Capão do Descanso e Passo do Capão do Descanso.

Natureza II


Exuberante bromélia em meio a mata nativa (Cerro dos Cabritos)

Natureza I

Curiosa espécie de insetos (Cerro dos Cabritos)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...