quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Histórias Curiosas LX

"Florampélio Pereira teve dois filhos. O primogênito era Carpano, apelido de Otero, que se acentuava 'Ótero' para ficar parecido com 'útero', o verdadeiro alvo da homenagem do velho. O segundo foi Homero, escolhido pela semelhança com 'úmero', osso de nome 'mui lindo', que Florampélio fraturara pouco antes de nascer-lhe o menino. Com Hómero, como exigia o pai, a vigilância ortográfica do padre, por ocasião do batismo, resultou burlada pela segunda vez.

Caethano era filho de Homero, morto de 'nó nas tripas' poucos anos depois de casar. Carpano resolveu criar o menino e, como este regulava de idade com Tibúrcio, o piá, único filho do coronel, resultaram muito amigos.

Da infância de ambos, restou aquele início de tarde em que D. Tidoca, esposa de Carpano, deixou-os a sós na casa da Cidade. Preocupada com a vintena de pintos recém-descascados, expostas aos gaviões e espalhada no pátio, mandou que ficassem de olho nos bichinhos e, não querendo também vê-los mexendo na despensa onde deixara as duas barricas de gostosa goiabada feita pela manhã, assustou-os dizendo que aquilo era veneno.

Breve os meninos encheram-se de cuidar dos pintos. Tibúrcio teve então a ideia de amarrar um ao outro pelas pernas, com escravo dava certo, vira a gravura num livro, que tal experimentar? Arranjaram barbante, fizeram o serviço e soltaram a comprida fila pelo quintal. Não demorou muito, um gavião apareceu e ao carregar um, levou o resto de inhapa, pousando depois no alto da árvore próxima. Longe das pedradas, calmamente ficou devorando um por um dos animaizinhos, com cordão e tudo.

Desesperados e antevendo a surra, resolveram eles suicidar-se com o veneno da despensa. Horas mais tarde, a espantada Tidoca encontrou-os deitados ao lado das barricas, estufados de tanta goiabada. Caethano resumiu a ópera:

- O gavião comeu os pintos e nós nos suicidamos."

Fonte: SÁ JÚNIOR, Renato Maciel de. Anedotário da Rua da Praia 3. Porto Alegre/RS: Secretaria Municipal de Cultura; IEL, 2009, 3a. ed., p. 126-127.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...