sábado, 27 de junho de 2020

Sobrenome Pontes


"PONTES - Sobrenome português documentado em 1178. Tende a ser um topônimo óbvio, porém pode ser um patronímico do nome latino 'Pontius', que gerou o nome espanhol "Ponce' e o nome português 'Pôncio'. Em algumas grafias do início do Reino de Portugal, há fidalgos com os nomes Pontius e Pontio, por exemplo."

Sobrenome Leite


"LEITE - Usado primitivamente como alcunha. Origina-se da comparação da alvura de uma pessoa com o leite. Parece que o mais antigo desse sobrenome foi um Petrus Leite, de Guimarães, proprietário de várias terras. Foi documentado em 1258."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 26 de Junho de 1993, pág. 03

Sobrenome Callado


"CALLADO - Primitivamente alcunha. Silencioso, taciturno. Do latim 'calare' que significa silenciar ou rebaixar. CALADO é a variante comum.

Personalidade: João Crisóstomo Calado, marechal do Exército Brasileiro (1780-1857). Participou das Guerras da Independência e do Sul."

Fonte: FOLHA DE HOJE (Caxias do Sul/RS), 06 de Novembro de 1990, pág. 03

Annibal Antunes Maciel


"Registro mortuario

(...)

Em Pelotas, na chacara de residencia de sua mãi, baroneza de Tres Serros, falleceu o sr. Annibal Antunes Maciel, de 21 annos de idade.

- Na mesma cidade morreu tambem o cidadão portuguez, vulgarmente conhecido por João Gira, que foi outr'ora boleeiro e agora possuía um kiosque de fructas no mercado publico."

Fonte: A FEDERAÇÃO (Porto Alegre/RS), 07 de Maio de 1892, pág. 02, col. 02
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...