quarta-feira, 5 de maio de 2021

Pelotas em 1891

 



Indubitavelmente Pelotas é hoje a mais elegante cidade da republica brazileira, e uma das mais florescentes devido ao extraordinário augmento do seu commercio, industrias e artes.

Edificada próxima ao rio S. Gonçalo, offerece ao viajante uma bellissima perspectiva, e o seu clima é tão ameno que causa admiração e delicias ao ex- trangeiro aqui domiciliado.

A sua construcção consta actualinente de 4.175 edifícios, para uma população de 25.000 habitantes, o que dá uma media de 6 habitantes para cada edifício.

Tem 42 magnificas e bem alinhadas ruas, nas quaes rodam diariamente 600 vehiculos, sendo que duzentos destes são carros de praça, cuja occupação ordinaria é aconducção de passageiros e passeantes, da cidade ao porto e estação da estrada de ferro e vice-versa, os quaes preferem o macio estofo de velludo escarlate ao insupportavel solavanco do bonde, que, imparcialmente falando, é a peior cousa que existe em Pelotas.

Para fazer-se uma idéa justa do augmento que tem tido esta cidade, basta dizer-se que, no período dê 10 annos, construiram-se 727 casas, ou 72 pqr anno, mais ou menos, o que já é bastante para uma cidade de província.

Os elegantes edifícios da Biblictheca Publica, cujas estantes se acham enriquecidas com 12.000 volumes de excellentes obras ; da Camara Municipal e do Lyceu de Artes e Officios, constituem o monumento do orgulho pelotense.

Alem disso. Pelotas possue aprazíveis arrabaldes, pittorescos arredores e magnificas chacaras, onde o rico e o remediado vão, em pleno estio, gosar as blandícias e doçuras que a natureza distribue áquelles que, já do berço, se vêm insuflados pelas auras da sorte.                                                            .

No periodo de 1880 a 1889, o registro do matadouro assignalou o numero de 118.661 rezes abatidas para consumo da população, o que dá uma media de 998 rezes mensaes.

A instrucção. se não está extraordinariamente adeantada, tem tido, nestes últimos tempos, um desenvolvimento digno de nota, pois, alem de 5 excellentes collegios de estudo secundário, possue Pelotas 15 aulas publicas, de instrucçào primária, assim divididas: 6 do sexo masculino, 6 do sexo feminino e 3mixtas, e aue distribuem ensino a 1.130 crianças.

Pelotas conta adtualmente os seguintes estabelecimentos commerciaes, artísticos e induetrines, que contribuem poderosamente para o seu notável en­grandecimento :

Fabricas: de massas 3, de serrar madeira 1, de beneficiar café d, de chapéos de sol 1. de cerveja 6, de cal 1, de colla 1, de cartonagem 1, de fumo 4, de farinhas 1, de gelo 1. de gaiolas e ratoeiras 1, de louça de barro 3, de mo­veis 17, de malas e bahús 2. de pão (padarias) 16, de tijollos 5, de carros di­versos 6. de sepas 1. de sabão e vellas 7, de sabonetes e perfumarias 1, de objectos de vime 2. de vinagre 2, de vassouras 3. de chapéos 7, e de licores 4. ([1])

Oficinas: de alfaiate 21, de barbeiro 27, de carpinteiro 13, de cigarreiro 12, de colchoeiro 4. de corrieiro 20, de carpinteirò naval 2, de funileiro 14, de fogueteiro 4, de lithographia 2, de mármores 2, de ourives 13, de relojoeiro 11, de sapateiro 44, de tamanqueiro 20, de typographia 7, de tanoeiro 10, de tintureiro 3.

Açougues 60, leiloeiros 3. armarinhos 6. casas de armas 3, armadores- eirgueiros 3, botequins (cafés e restaurantes) 34, bilhares 20, agencias de bilhetes deloteria 12, barracas de couro 10, deposito de calçado extrangeiro 1, casas de cominissões e consignações 20, cambistas 2, confeitarias 4. depositos de couros 4, cortumes 20, lojas de fazendas 43, ferradores 7, casas importadoras de fazendas 15, lojas de ferragens 9, depositos de fructas 2, hotéis 8, casas de joias 4, de­positos de louça de barro 4, livrarias 2, lojas de louça e objectos de bazar 5, casas de modasõ, deposito de moveis 4, armazéns de molhados (por atacado) 12 depositos de madeiras 4, pharmacias e drogarias 8, photographias 2, curraesde vaccas leiteiras 11, vidraceiros 2, tavernas242; e mais 17 estabelecimentos (xar- queadas) destinados especialmente á preparação e conservação de carnes, que rivalisam com os do Rio da Prata e que são a mais poderosa fonte de receita da cidade de Pelotas.

A cidade é toda illuminada a gaz corrente, e uma bem organisada companhia hydraulica tomou a si o encargo do fornecimento de agua á popu­lação, por preço resumido.

Os habitantes de Pelotas vivem em constante communicação com os do Rio Grande, por meio do telephone, que liga as duas cidades, numa distancia de 53,3 Itilometros mais ou menos.

Se não nos extendemos mais em detalhes, é porque o espaço que nos está reservado neste livro não nol-o permitte. Entretanto, ahi fica rapidamente esboçada a cidade de Pelotas, e esse esboço não tem senão um fim util: tornar bem conhecida, onde quer que chegue o Almanak, a bella e futurosa cidade que o vulgo denominou — Princeza do Sul.

Júlio Soeiro (Pelotas)



[1] Quasi todas estas fabricas são movidas a vapor.


Fonte: ALMANAK DO RIO GRANDE DO SUL (Porto Alegre/RS), edição do ano de 1892, pág. 89-90.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...