quinta-feira, 21 de abril de 2022

Barão de Anadia

 



Falleceu ante-hontem, na comarca de Camaragibe, segundo noticia telegramma recebido de Maceió, o Dr. Manuel Joaquim de Mendonça Castello Branco, barão de Anadia.

Nascido em 1820 na provincia das Alagoas, fez seu curso de humanidades e matriculou-se na academia de Direito da cidade de Olinda, onde recebeu o gráu de bacharel em sciencias sociaes e juridicas em 1839; casou-se na cidade de Nictheroy e enviuvou sem filhos em dezembro de 1884; foi membro do corpo diplomatico brazileiro em Lisboa, cargo que deixou tres annos depois de nomeado; occupou na magistratura os lugares de juiz municipal, juiz de direito e de desembargados, cargo em que foi aposentado a seu pedido; representou sua provincia natal nas legislaturas de 1850-1855, com pequenos intervallos; e era condecorado com o gráu de official da ordem da Rosa.

Dedicou-se tambem á agricultura em sua provincia, onde deixa dous engenhos bem montados, e foi um agricultor intelligente e emprehendedor, combatendo a rotina n'esta profissão e dando assim bons exemplos aos outros agricultores.

Enviamos nossos pezames á familia do illustre cidadão.

Fonte: GAZETA DE NOTICIAS (Rio de Janeiro/RJ), 17 de Setembro de 1886, pág. 01, col. 04

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...