segunda-feira, 25 de julho de 2016

Histórias Curiosas XXI

A Universidade Federal de Pelotas promoveu um encontro com lideranças regionais da zona sul para tratar sobre desenvolvimento econômico e social e uma comitiva leonense se fez presente no evento. Muitas autoridades no encontro e houve a possibilidade de que cada representante dos municípios, um por município, pudesse falar e expor seus pensamentos sobre a questão. Pelo Capão do Leão, o então secretário de Administração é convidado a tomar a palavra na tribuna.
            - Senhor Reitor, a pobreza e a miséria aumentam no Brasil a cada dia, a inflação é outro problema muito sério que impede que mesmo o trabalhador remediado possa viver dignamente. Em Capão do Leão, temos muitas famílias atendidas pelo DAS[1], muita gente passando necessidade, muita pobreza mesmo... Gostaríamos até que a UFPel fosse nossa parceira nesta questão, como já tem sido até hoje... Mas nos ajudando com mais projetos, principalmente na área da saúde, para melhor atender nossas famílias.
            O secretário prosseguiu com sua fala e passou a narrar situações cotidianas em que se defrontava com pessoas que iam até os órgãos municipais em busca de auxílio. Em dado momento, narra uma visita que o diretor do DAS fez a uma zona pobre do município, onde encontrara muitas famílias vivendo em condições precárias:
            - Por isso, eu digo, que o senhor e o pessoal da universidade puderam conhecer um pouco mais do nosso município, que é também o lugar da sede da universidade, os senhores concordariam conosco que não tem como não se...si...si...si...si...!
            Estranhamento na plateia que acompanha a oratória do secretário. Estaria ele ficando louco ou fazendo troça das autoridades presentes. O secretário sem enrubescer segue:
            - Não tem como não si...si...si...si...si...si... (e foi uns quantos “si”!)
            Com o clima de constrangimento alheio já instalado, finalmente o secretário toma fôlego e consegue concluir sua frase:
            - Não tem como não se sen-si-bi-lizar com a situação de pobreza carente de tantas famílias!





[1] Antigo Departamento de Assistência Social, que recentemente foi transformado em Secretaria de Cidadania e Assistência Social.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...